qui, 18 de janeiro

Segmentação de dados no Excel

A Segmentação de dados tem um papel muito importante com relação à simplificação da utilização de filtros no Excel. Com essa funcionalidade podemos segmentar os dados da forma que bem entendermos, aplicando quantos tipos de filtros quisermos e de forma bem intuitiva.

Utilizaremos como exemplo para aplicação dessa funcionalidade a tabela que consta abaixo.

1

Vale ressaltar que, para que a segmentação de dados funcione, é necessário que seus dados estejam em uma tabela comum do Excel ou em uma tabela dinâmica. Para utilizar tal funcionalidade, clique em qualquer lugar dos seus dados, vá até a guia Inserir e logo após clique em Segmentação de Dados. Conforme imagem abaixo.

2

A seguinte tela surgirá.

3

Nela definiremos quais campos da tabela ou tabela dinâmica gostaríamos de manipular, no nosso caso vamos marcar Período, Ano e Situação.

4

Agora, com nossa segmentação de dados configurada, basta selecionarmos os dados que desejamos que sejam filtrados e os mesmo serão exibidos na planilha.

Exemplo:

5

No exemplo acima, gostaríamos que apenas alunos do período noturno aparecessem. Observando os filtros da segmentação de dados podemos perceber que dentre os alunos do noturno não há alunos do segundo ano nem alunos reprovados. Confira o resultado que aparece na planilha:

 

6

No caso da utilização da segmentação de dados na tabela dinâmica, ela ainda possui mais funcionalidades, visto que com a tabela dinâmica podemos calcular totais e temos boa flexibilidade quanto à manipulação dos dados.

Gostou? Confira outros tópicos do nosso blog bem aqui.