qui, 09 de novembro

Cálculo de horas no Excel

O Excel é uma ferramenta muito completa para fazermos diversas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais.

Realizando cálculos e somas de uma forma muito fácil e simples, e trazendo informações precisas. Muitas pessoas já abriram mão da calculadora para trabalhar com o Excel, porém realizar cálculos envolvendo horas pode ser um pouco complicado, pois por padrão o Excel não é devidamente configurado para realizar somas deste tipo.

Abaixo iremos mostrar o passo a passo de como calcular horas corretamente no Excel.

Primeiramente, monte uma tabela conforme a da imagem a seguir.

1

Logo após, selecione todos os campos que contém horas, clique com o botão direito do mouse e escolha formatar células.

2

Com a janela de formatação aberta, vá até a guia número, e nas opções à esquerda selecione personalizado, nela, haverá uma caixa com o título de “tipo”, onde você deverá inserir:

[h]:mm:ss

Essa, é a formatação de horas tradicionalmente utilizada no Excel, feito isso, dê Enter e você já verá a diferença.

3

Agora, no campo soma, para obtermos as horas trabalhadas por um colaborador devemos utilizar a seguinte fórmula em cada dia, levando em consideração a tabela criada no início.

4

Nessa fórmula, estou pegando o horário de saída para o almoço do colaborador, e subtraindo pelo horário de entrada, e faço o mesmo para o horário de saída, no entanto subtraindo o horário de entrada do almoço. Feito isso, somo os resultados da primeira subtração, com a segunda subtração, e obtenho o tempo produtivo deste funcionário neste dia.

5

Com o resultado de tempo produtivo do primeiro dia obtido, basta arrastarmos para as demais linhas para replicar a fórmula para os outros dias.

6

Agora, para realizarmos a soma geral de horas trabalhadas desse colaborador nesse período de dias, clicaremos na célula selecionada acima e utilizaremos a função SOMA(G5:G9). O resultado será o seguinte:

7

Viu como é simples?

Fique ligado, toda quinta feira uma dica nova para você!00