qui, 04 de janeiro

Cálculo de Juros no Excel

Juros é um termo muito ouvido hoje em dia, e pode ser definido como o rendimento de um investimento, valor referente gerado em cima do atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga sob empréstimo de um capital. Abaixo vamos explicar como realizar o cálculo de juros simples e juros compostos no Excel.

Juros Simples

Nos juros simples o valor do juros do período incide apenas sobre o valor principal, sem acumular com o juros do outro período.

J = C . t . p

No qual:
J = Juros
C = Capital
t = Taxa de juros
p = Período

Aplicando no Excel

Vamos calcular o valor do juros e o valor total a pagar por um empréstimo de R$220.000,00 à taxa de 1,20% ao mês por 2 anos e colocar isso no Excel.

1

O primeiro passo é organizar os dados para realizarmos os devidos cálculos: converter a taxa para decimal e o prazo para meses.

2

 

 

Feito isso, aplicaremos as fórmulas destacadas nos campos em amarelo para chegarmos aos resultados propostos.

3

Logo após o resultado será o seguinte:

4

Juros Compostos

No cálculo dos juros compostos após cada período os juros são incorporados ao capital, proporcionando juros sobre juros.

M = C . (1 + t)^p

Onde:
M: Montante
C: Capital investido
t: Taxa de juros
p: Período

Juros = Montante – Capital

 

Aplicando no Excel

Vamos calcular o mesmo capital de R$220.000,00 ao longo de 2 anos com uma taxa de 1.20% ao mês, agora utilizando o juros composto. Para isso vamos calcular primeiramente o valor do montante do primeiro mês, utilizando a formula:

5

Agora, vamos utilizar o valor do montante do mês anterior no lugar do valor do capital e vamos trancar a referência à taxa de juros colocando um cifrão antes da referência a sua coluna e outro antes da referência a sua linha, assim poderemos arrastar a mesma fórmula até o final do período.

6

7

Agora podemos calcular a projeção do juros com o formato moeda, basta subtrair o valor do montante mensal pelo valor do capital inicial, conforme a fórmula.

8

Arrastando a mesma fórmula até o fim do período é possível calcularmos o valor do juros mês a mês.

9

Essa é a aplicação de juros simples e compostos no Excel de forma que seja possível a manutenção do cálculo caso precisem ser alterados apenas alguns valores da planilha posteriormente.