qui, 21 de dezembro

Como funciona o Gravador de Macros no Excel

Sabia que com o gravador de Macros podemos automatizar uma tarefa repetitiva?  Imagine que você tenha datas em formatos aleatórios, mas deseja aplicar um único formato a todas elas. Uma macro pode fazer isso para você. Você pode gravar uma macro aplicando o formato desejado e, em seguida, reproduzir a macro sempre que necessário.

postimg4

 

Quando você grava uma macro, o Excel guarda todas as etapas no código VBA (Visual Basic for Applications). Essas etapas podem incluir digitar texto ou números, clicar em células ou comandos na faixa de opções ou nos menus, formatar células, linhas ou colunas, ou, até mesmo, importar dados de uma fonte externa como, por exemplo, o Microsoft Access. O Visual Basic for Applications (VBA) é um subconjunto da linguagem de programação avançada do Visual Basic e está incluído na maioria dos aplicativos do Office.

É importante lembrar que, ao gravar uma macro, o Excel captura quase todos os seus movimentos. Portanto, se você cometer um erro na sequência, por exemplo, clicando em um botão que você não pretendia clicar, essa ação ficará gravada no Gravador de Macros. A solução é regravar a sequência inteira ou modificar o próprio código do VBA. Isso ocorre porque sempre que você grava algo, o ideal é gravar um processo com o qual você está muito familiarizado. Quanto maior a perfeição ao gravar uma sequência, mais eficiente a macro será ao ser executada quando você reproduzi-la.

As ferramentas Macros e VBA podem ser encontradas na guia Desenvolvedor, que fica oculta no Excel por padrão, portanto, a primeira etapa é habilitá-la. Para saber mais, confira Mostrar a guia Desenvolvedor.

postimg5

Gravando a Macro

Para gravar uma macro, clique primeiramente no botão Gravar Macro na guia desenvolvedor e em seguida a seguinte tela aparecerá:

postimg6

Nome da Macro: Nome o qual você utilizará sempre que quiser se referir a esta macro que criou, pode ser qualquer um, de preferência não deve possuir espaços ou caracteres especiais.

Tecla de Atalho: Suponhamos que após você gravar a macro, você deseje executa-la com apenas um clique, para isso você pode definir um atalho de teclado, o qual após realizado irá executar a respectiva macro.

Armazenar Macro em: Nesta opção você dirá ao Excel onde ele deverá salvar o código VBA gerado pela sua macro, na sua atual pasta de trabalho, em uma pasta nova ou em uma pasta de trabalho própria de códigos VBA.

Descrição: Neste campo podemos definir uma descrição da finalidade da macro.

Após definir os campos acima clique em OK, e em seguida o Excel iniciará a gravação.

Clicaremos na coluna que desejamos formatar as datas e em seguida, aplicamos o formato que desejamos.

postimg7

Iremos aplicar o formato de Data Abreviada a nossa seleção. Após isso, clique no botão Stop para parar de gravar os passos da Macro, situado na parte inferior esquerda do seu Excel.

postimg9

Pronto, agora sempre que quisermos, basta executar a macro que criamos e as datas serão ajustadas automaticamente!

postimg10