qui, 03 de agosto

Como impedir a edição de células no Excel

Já fez aquela tabela super trabalhosa, que você arrumou detalhe por detalhe e deixou impecável, mas eis que aparece um ser e altera, estragando tudo o que você tinha feito com tanto amor e suor?
Dá até um aperto no coração só de pensar haha
Isso acaba hoje!

Mostraremos uma utilidade básica do Excel, conhecida por muitas pessoas, porém nem sempre utilizada, que é bloquear a alteração de células na planilha.
Em nosso exemplo utilizaremos uma lista com alguns produtos e seus respectivos valores.
Suponhamos que para evitar erros, gostaríamos de travar a célula que contém o preço total dessa lista, impedindo que a fórmula contida nesta célula sofra alterações.

 

1

 

Primeiro Passo

Clicamos com o botão direito do mouse na célula que contém a soma de todos os valores, e logo após clicaremos na opção “formatar células”.

2.3

 

Segundo Passo

Na janela que abrir, vamos para a guia “proteção”.

4.4

 

Terceiro Passo

Note que a opção Bloqueadas não se encontra habilitada, sendo assim devemos habilitar essa opção e clicar em “OK”, todas as células que selecionamos agora estarão bloqueadas, no nosso caso foi apenas uma (B15).

3.3

 

Quarto Passo

Apenas habilitar esta opção na formatação de suas células não impede ainda que outros usuários possam alterar aquele ou aqueles campos, sendo assim nosso próximo passo é proteger a planilha, o que de fato impedirá que outras pessoas possam alterar o conteúdo de uma célula bloqueada.
Na guia Revisão do Excel, clique em “Proteger Planilha”:

5.5

 

A seguinte tela será exibida:

6.6

 

Nela você tem várias opções, onde pode desabilitar ou habilitar funcionalidades quando a planilha está protegida, uma delas é a “proteção da planilha e do conteúdo de células bloqueadas” cujo já aparece habilitada por padrão do Excel. Nessa tela também podemos definir uma senha para desbloqueio da planilha (porém não é o foco deste tutorial, logo faremos outro onde explicaremos como melhorar a segurança de documentos no Excel).

Não precisamos alterar nada nessa tela, pois o nosso objetivo é mostrar como impedir a alteração de uma célula bloqueada. Apenas clicaremos em OK.

Pronto, agora quando alguém tentar alterar as células bloqueadas em sua planilha, aparecerá a seguinte mensagem:

7.7

 

Para desbloquear as células e poder modifica-las, o usuário deverá ir até a guia revisão>desproteger planilha e inserir a senha (caso houver).
Caso possua documentos que muitas pessoas acessem, e acabem por vezes alterando informações importantíssimas, que deveriam ser mantidas com integridade no documento, essa dica irá te ajudar a proteger seus dados, fórmulas e todas informações importantes de sua planilha. Em nosso próximo artigo falaremos mais sobre segurança no Excel.