seg, 24 de julho

Conheça mais sobre os operadores de referência do Excel

Hoje vamos citar uma funcionalidade talvez desconhecida por muitos, que são os operadores de referência do Excel. Atualmente são 3, sendo eles o espaço “ ”, o ponto e vírgula “;” e os dois pontos “:”. Cada um tem uma função específica nos cálculos, vamos conhecer mais sobre essas funções agora:

 

Dois Pontos

Os dois pontos são o operador de referência que trabalha com todo intervalo entre duas referências, por exemplo, quando nos referimos ao intervalo A1:A20. Estamos apontando para todas as células que estão no intervalo entre as duas referências, ou seja, A2, A3… A20. Para somar estes valores utilize a fórmula: =Soma(A1:A20).

  d

 

Ponto e Vírgula

O ponto e vírgula é o operador de referência que considera apenas as referências escritas em si, sem intervalos. Por exemplo, quando nos referimos ao intervalo A1; A3; A9 estamos apontando ao Excel que considere apenas as células A1, A3 e A9 e não o intervalo entre elas. O resultado da em fórmula seria: =Soma(A1;A3;A9)

s

 

Espaço

O espaço é um caractere de interseção de dados pouco conhecido por muitos e nele podemos mencionar dois intervalos e pegar os dados que estão contidos em ambos. Por exemplo: se utilizarmos =Soma(A7:B15 A10:B17) o Excel irá calcular apenas as células que estão em ambos intervalos. Observe a imagem abaixo.

as

 

Resumo

Usando o dois pontos como operador de interseção:  =Soma(A1:A10), a soma calculará o seguinte intervalo: (A1+A2+A3+A4+A5+A6+A7+A8+A9+A10)

Usando o ponto e vírgula como operador de interseção: =Soma(A1;A5), a soma calculará o seguinte intervalo: (A1+A5)

Usando o espaço como operador de interseção: =Soma(A1:A7 A5:A9), a soma calculará o seguinte intervalo: (A5+A6+A7), cujo são as únicas células que se cruzam.