qui, 30 de agosto

Importando dados da WEB diretamente para o Excel

Se você precisa usar dados da web em suas planilhas de Excel e está cansado do velho Ctrl+C + Ctrl+V, viemos mostrar uma forma de como facilitar a importação de dados da internet diretamente para dentro do Excel.

 

Importando dados da web

Se você possui o Excel 2016/ 365, vá até a guia dados >> Obter dados da WEB.

Feito isso, o Excel abrirá uma janela pedindo para você informar a URL de onde deseja obter os dados. Nesta janela você pode optar por uma importação básica, ou uma importação avançada, como pode ver na imagem abaixo. Neste artigo abordaremos a importação básica:

Digite a URL: http://www.isbn.bn.br/website/tabela-de-precos e clique em OK

Power Query Editor

Na próxima janela aparecerão as tabelas disponíveis para importação de acordo com a url que você forneceu, inclusive você pode pré-visualizar os dados da tabela e editar a forma como os dados aparecerão antes de carregá-los no Excel utilizando o editor de consultas do Excel (Power Query Editor).

Abordaremos o Power Query Editor no próximo artigo e mostraremos como aplicar as principais práticas de ETL (extração, transformação e carregamento) no Excel através dessa ferramenta incrível de higienização e tratamento de dados.

Agora, para importar a tabela atual no Excel, clique em Carregar.

Pronto!

Os dados estão carregados dentro do Excel.

E o melhor de tudo, você pode atualizar os dados da tabela quando desejar, através da opção de atualização demonstrada abaixo.

Vale lembrar que nem todos os sites possuem dados estruturados que conseguem ser capturados pelo Excel. É importante que você acesse websites com informações muito bem organizadas e em formato de tabela pois assim o Excel conseguirá discernir os dados facilmente para capturá-los.

Acompanhe os próximos artigos e aprenda mais dicas como essa. 😉