qui, 23 de novembro

Introdução ao VBA

VBA cujo acrônimo significa Visual Basic for Applications trata-se de uma linguagem de programação adaptada pela Microsoft para operar de forma integrada as aplicações do Microsoft Office como Excel, Word, PowerPoint, Access entre outros.

Essa integração fornece diversos benefícios e infinitas possibilidades, visto que podemos trabalhar com os objetos do Excel, Access e demais aplicativos manipulando-os da forma que nos é conveniente e inclusive juntas.

1

 

Com o VBA podemos:

  • Criar repetições de atividades que são executadas diversas vezes manualmente, economizando tempo e diminuindo a taxa de erro nos resultados.
  • Automatizar processos, geração de relatórios e dashboards.
  • Criar sistemas completos com integração a banco de dados.
  • Trabalhar em conjunto com o Excel, Access, Outlook, Word e PowerPoint de uma vez, integrando todas essas ferramentas dependendo do nosso projeto.
  • Buscar dados da Web e manipulá-los no Excel.

E diversas outras possibilidades.

O VBA aumenta significativamente nossos limites em relação por exemplo a gravação de macros do Excel. Seu único defeito é que ele roda em cima das aplicações Office, portanto, é impossível executar qualquer código VBA sem que uma aplicação do Office esteja aberta.

Gostou desse artigo? Entre no mundo do VBA com o nosso curso focado em programação VBA.