qui, 14 de setembro

Relevância do Java no mercado

Diante da importância das linguagens de programação na hora de construir um software ou app, certamente podemos dizer que o Java está entre as linguagens mais utilizadas no mundo. Mas por quê?
Vamos saber um pouco mais neste post.

 

RANKING DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO MAIS UTILIZADAS

A tabela a seguir tem como base dados obtidos do site Redmonk, sua última atualização foi em junho deste ano.

1º        JavaScript
2º        Java
3º        Python
4º        PHP
5º        C#
6º        C++
7º        CSS
8º        Ruby
9º        C
10º      Objective-C

Como podem observar, nessa pesquisa, o Java conquistou o segundo lugar como linguagem de programação mais utilizada, porém em muitas outras pesquisas ele ainda é considerado o mais utilizado em relação a seus concorrentes.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DO JAVA

Em 1991, na empresa Sun Microsystems (empresa hoje adquirida pela Oracle) nascia um projeto. O foco era criar novas tecnologias que permitissem a comunicação entre diferentes dispositivos utilizados no dia a dia das pessoas, como televisão, vídeo cassete, aparelhos de TV a cabo, eletrodomésticos e entre outros.

O projeto não deu certo, devidos às limitações de tecnologia naquela época, porém, nascia ali o Java.

1

 

EXPLICANDO SEU SUCESSO

  • Sintaxe: Possui seu código similar a outras linguagens como C e C++ seu entendimento é facilitado pelo programador.
  • Orientação a Objetos: Com suporte a orientação a objetos o Java já se adapta ao padrão mais moderno existente de programação, podendo adequar facilmente objetos do mundo real em suas classes e seus algoritmos.
  • Portabilidade: Com o java, podemos programar independentemente da plataforma, seja para um computador, seja ele Mac ou Windows, para um smartphone, computadores de bordo de carros e muito mais. Essa grande versatilidade é um dos pontos mais importantes de destaque da linguagem.
  • Grande quantidade de frameworks disponíveis: Com o investimento de empresas e comunidades, essa linguagem traz consigo uma gama de frameworks que visa facilitar o trabalho do programador.

 

PLATAFORMA JAVA

O Java não se resume apenas em uma linguagem de programação, mas sim em uma plataforma de desenvolvimento, abaixo vamos citar algumas das principais:

Java SE

É a base da plataforma Java e é utilizada para desenvolver aplicativos desktops e servidores.

Java EE

Necessária para desenvolver softwares que rodam em servidores de aplicações (em suma aplicações web).

Java ME

Utilizada para desenvolver softwares para dispositivos móveis e também com pouca capacidade de processamento, como por exemplo: smartphones e impressoras.

Java Card

Programação voltada para o desenvolvimento de cartões inteligentes. Um dos seus principais benefícios do seu uso é a portabilidade e a segurança.

Tudo que foi citado aqui é apenas um pouco do imenso leque de opções e vantagens que esta linguagem possui. De longe o Java é, e continuará sendo, pioneiro no desenvolvimento de aplicações.

 

 

Veja também Combo Programação
banner 003