seg, 24 de junho

Transformação de Dados no Power BI

Se você está ingressando na área de Ciência de Dados já deve ter ouvido falar em ETL. Mas o que é ETL? É o acrônimo de Extract Transform and Load (Extrair – Transformar – Carregar). Embora o Power BI possa importar seus dados de praticamente qualquer fonte, suas ferramentas de visualização e modelagem funcionam melhor com dados de colunas.

Às vezes, os dados não serão formatados em colunas simples, o que geralmente ocorre com planilhas do Excel, nas quais um layout de tabela que parece bom ao olho humano não é necessariamente ideal para consultas automatizadas. Ou ainda os dados, uma vez carregados, não aparecem no formato correto. É o caso da base de dados abaixo:

 

Essa base foi retirada de uma página web que apresenta as 30 cidades mais violentas (em termos de homicídio) no Brasil, de acordo com o site www.pt.wikipedia.org.

Mas observe que ao importar os dados eles não vieram sequenciados da forma correta, ou seja, na mesma coluna. Será necessário usar uma das funcionalidades de transformação do Power BI que é Acrescentar Consultas.

Para isso basta eliminar as colunas repetidas e salvar a consulta como Consulta-1, por exemplo. A seguir, faça a obtenção dos dados novamente, mas agora elimine as colunas que você deixou na primeira consulta. Acesse Acrescentar consultas e junte as duas tabelas.

 

O resultado final é uma consulta transformada, pronta para ser usada em seus relatórios. Mas ainda existem algumas modelagens que podem facilitar ainda mais a criação de seus relatórios. A gente fala sobre isso numa próxima ocasião, beleza?

Fique atento às nossas próximas dicas.

A Green possui um curso para cada necessidade que você tiver. Consulte-nos! 😉