qui, 05 de outubro

Usando o recurso “remover duplicatas” no Excel

Há várias formas para descobrir se existem valores duplicados na sua tabela de dados do Excel. A primeira e mais utilizada é a funcionalidade de remover duplicatas, que após usada, retira a linha inteira onde o valor duplicado foi encontrado. E é ela que iremos abordar aqui hoje.

Inicialmente você vai precisar ter uma tabela de dados. Em nosso exemplo, temos uma tabela de vendedores e suas respectivas vendas. Veja que ela possui as colunas vendedor e valor vendido. Para usar a funcionalidade, é necessário selecionar todos os dados dessa tabela (atalho CTRL + T):

 

1

 

Como podem observar na tabela, alguns nomes dos vendedores se repetem, algo normal, porém, vamos imaginar que eles não pudessem se repetir. Nesse caso, seria péssimo para a análise da tabela ter valores duplicados nela. Veja que no exemplo eu tenho diversos nomes repetidos.

 

2

 

Nessa tabela foi fácil encontrar os valores repetidos pois só temos 12 nomes cadastrados. Agora imagine uma planilha com 1.000 cadastros, ficaria impossível verificar nome a nome. Nesses casos precisamos recorrer à funcionalidade de remover duplicatas. Ela se encontra na guia DADOS, dentro do grupo de ferramentas de dados:

 

3

 

Usando essa funcionalidade, uma janela se abrirá perguntando que coluna você quer verificar. Veja que a janela já vem com todos os valores marcados. Nesse caso, você precisa selecionar qual coluna ou colunas quer analisar

O truque aqui é entender em qual coluna se encontram valores que precisam ser necessariamente únicos (em nosso caso seriam os nomes). Poderiam ser outros, como um código de produto, matricula, um CPF ou mesmo um código de barras de um produto.

 

4

 

No nosso caso, optei por escolher o nome do vendedor. Observem que eu só marquei o nome. Fiz isso para não confundir minha análise do que está sendo retirado da tabela com a funcionalidade de remover duplicatas.

 

5

 

Depois de apertar OK na janela de Remover Duplicatas uma nova janela se abre informando quantos valores foram removidos. Veja que 5 valores repetidos foram encontrados e removidos.

 

6

 

Após a operação, essa seria a tabela final que teríamos, sem nomes duplicados.

 

7

 

Veja que a análise deixou apenas a primeira entrada de cada um dos nomes, retirando os valores que estavam repetidos.

Viu como é fácil?

Como falei no começo do post, existem várias maneiras de você analisar valores duplicados em uma planilha sem ser com a funcionalidade de remover duplicatas. Abordaremos outras nos próximos posts.