qui, 26 de abril

Você conhece os caracteres curinga do Excel?

Caracteres curinga, sabe para que servem?

São símbolos que estão nos mais diversos softwares e plataformas web e exercem uma função especial.
No Excel a maioria deles é utilizado para pesquisa, diminuindo ou aumentando a quantidade de registros daquilo que você está procurando. Veja abaixo quais são e alguns exemplos de aplicações:

* (Asterisco)

O asterisco serve para substituir qualquer letra ou número que precisar. Por exemplo, se quiser buscar pela descrição de crianças em sua base de dados, mas ela não está organizada com a palavra criança em si, mas sim com menino ou menina, digite menin* na tela de localizar do Excel e ela mostrará todas as palavras que tenham o radical “menin” e alguma outra letra depois, inclusive, menine, menink, meningite, etc.

Pode ser melhor exemplificado se usarmos números: digamos que você queira um número de celular que comece com 11, e você não saiba ao certo o que tem no meio e termine com 32, basta fazer assim:

O asterisco significa intervalo e não quantidade de caracteres, portanto, poderá encontrar o possível número de celular com início 11, dígitos no meio e final 32.

? (Interrogação)

Esse caractere é para caso você deseje precisão, experimente trocar o * pelo ?. Ele substitui exatamente 1 caractere por “?” e não salta distâncias enormes para achar seu resultado. Veja no exemplo abaixo que busquei por 53?43, portanto, o Excel me mostrou somente resultados que apareçam 53, depois qualquer dígito, e, por fim, 43, pois somente esta sequência é aceita.

Outro exemplo: ?9??35. Veja que ele buscará qualquer caractere, depois 9, depois outros 2 caracteres quaisquer e, por fim, 35.

Resumindo, o ponto de interrogação localiza apenas palavras que tenham a quantidade exata de caracteres mencionados. Sendo assim, “M??a” localiza “Mesa”, “Meta” e “Mega”, enquanto que “c?r” localiza “cor” e “car”.

~ (Til)

Usado quando queremos buscar os caracteres “*” e “?” como caracteres simples e não curingas. É só colocar o ~ antes do caractere e pronto. Bem simples, veja abaixo:

$ (Cifrão)

O principal caractere coringa do Excel, o $, que é responsável por trancar uma referência a uma linha / coluna. Funciona assim: sabe quando você quer usar a alça de preenchimento para estender a fórmula para, por exemplo, colunas seguintes, mas não quer que o Excel atualize a referência?

Neste caso usamos o $. Por exemplo:

Selecionaremos uma célula que contenha =A20*B20. Se arrastarmos ela para baixo com a alça de preenchimento ficará =A21*B21, =A22*B22 e assim por diante, porém, se usarmos =A20*B$20 ao fazer o mesmo processo ficará =A21*B$20, =A22*B$20 e assim sucessivamente. Veja que aquilo posto imediatamente após o “$” não foi alterado. Tudo aquilo que estiver imediatamente depois do $ estará bloqueado e trancado para alterações automáticas do Excel.

Por exemplo:

Suponhamos que vamos calcular as parcelas de um financiamento que possui juros de 1,30% ao mês.

Aplicaremos a seguinte fórmula para a primeira parcela:

Para as demais parcelas bastaria arrastarmos a fórmula para baixo, porém, se fizermos isso o Excel automaticamente irá também alterar as linhas que fornecemos como base na nossa fórmula, e o resultado sairá com muitas divergências como é mostrado abaixo:

Eis aqui a importância de trancarmos as nossas referências na hora de construir uma fórmula, abaixo você pode conferir como deveríamos ter construído a fórmula e então o resultado correto.

Resultado Final:

Gostou das desse post? Que tal conhecer nossos cursos?  Clique e confira