“A dificuldade de falar em público é um dos maiores obstáculos para uma carreira de sucesso”
Vários profissionais competentes têm seu desempenho prejudicado pelo medo de falar em público.
Perder esse medo é ponto de partida para conquistar espaço no mundo empresarial.
O profissional da Era do Conhecimento, além de ter grandes idéias, necessita também exercitar sua Inteligência Interpessoal.
Objetivo: O verdadeiro profissional é capaz de falar de forma simples sobre temas complexos, portanto, o primeiro item essencial para seu sucesso é a sua capacidade de falar, de expor suas idéias e conhecimentos de forma clara e objetiva. As empresas buscam por pessoas que sejam sua voz e sua imagem. Não basta você ser competente, deve ser capaz de demonstrar esta competência, principalmente quando em contato com níveis hierárquicos superiores.
Público-Alvo: Este curso beneficiará a qualquer profissional independente da sua área de atuação.
Conteúdo Programático:
1 – Técnicas de Comunicação para Profissionais
2 – Boas maneiras
- Postura e Comportamento (adote uma atitude profissional)
3 – Profissional com marca própria
- Como definir a marca pessoal de um profissional?
- Marca Pessoal X Marca Profissional
- Como ambas podem ser alinhadas?
- Por que é importante nos dias de hoje ter uma marca pessoal?
- Qual feedback do mercado de trabalho para os que estão atentos para essa questão?
- Que atributos uma marca pessoal precisa ter para que o profissional faça a diferença no mercado em que atua?
- Como os headhunters, selecionadores, chefes e pessoas em geral percebem que um talento tem uma marca pessoal forte?
- Em que momento da vida devemos começar a construir nossa marca pessoal, antes ou depois da faculdade?
- Quais as dicas para os profissionais adquirirem uma marca valiosa?
- De que forma eles podem usar sua marca para atender as expectativas de suas empresas e das outras unidades de negócios?
4 – Como lidar com pessoas
5 – Saber ouvir
- Como ser um bom ouvinte
6 – Como responder as solicitações que não podem ser atendidas no momento
- Respostas claras e precisas
7 – Clareza e paciência na hora de orientar e ensinar o usuário
8 – Linguagem Técnica X Linguagem do Usuário
9 – Como alcançar uma Comunicação Eficiente
10 – Perfis de Usuários (Como lidar com eles)
11 – Problemas mais comuns de Comunicação
12 – Relacionamento Interpessoal e Colaboração
- Habilidade em se comunicar com outras áreas
- Desdobramento de Competência
- Liderança
13 – Perca o Medo de Falar
- Exposição clara das ideias
14 – Planejamento da Apresentação
- Pesquisa
- Organização
- Levantamento e esclarecimento de dúvidas
- Apropriação = Credibilidade
15 – A Palavra associada à Imagem, Sensação e Emoção
16 – Usar o Humor em Público
17 – Dicção
18 – Velocidade para Falar
19 – Aprender a “Se Ouvir”
20 – Vocabulário
21 – O Palavrão e a Gíria
22 – Os Termos Incomuns
23 – Vocabulário Técnico
24 – O Chavão e as Frases Vulgares
25 – Os Tiques e os Vícios
26 – Comunicação Gestual ou não verbal
27 – Ensaio para a Apresentação
28 – Coerência e Conduta Pessoal Exemplar
29 – Como Começar e Finalizar a Apresentação
30 – Para quem Falar
31 – Tipos: Visual, Auditivo e Sinestésico
- Visual
- Auditivo
- Sinestésico
32 – Sugestões de Filmes
33 – Sugestões de Livros