ITIL® 4 Fundamentos (Curso+Exame)

  • Data de Início
  • Turnos
    Noturno | Sábado
  • Duração
    2 dias | 4 noites
  • Tipo
    live

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ITIL® Fundamentos – Conjunto das melhores práticas para se trabalhar com TI e certifica pessoas. 

 

O pacote é composto por curso + exame.

 

Os principais processos são: Service Desk (função), Incident Management, Problem Management, Change Management, Configuration Management, Release Management, Capacity Management, Availability Management, Financial Management for IT Services, IT Service Continuity Management, Service Level Management.

 

Objetivo: Ingresse no aprendizado daquela que é hoje a principal referência para o gerenciamento de serviços de TI, aplicável desde níveis estratégicos da organização até níveis operacionais: a metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Você frente às melhores práticas para gerenciar serviços e operações em ambientes de Tecnologia da Informação, seja para o que já está implantado, seja para o que ainda será criado. Tudo dentro das premissas: adaptabilidade, rapidez e transparência.

Mas não é só isso. Você faz o curso e se prepara, também, para a certificação ITIL-F (ITIL® Foundation Certificate in IT Service Management), que mensura a sua familiaridade com terminologias, conceitos e práticas essenciais para gerenciamento de TI.

A certificação é vista como pré-requisito para a contratação de muitos colaboradores. Além disso, tem validade global.

Este curso é especialmente útil para quem trabalha ou deseja atuar com atendimento a clientes de tecnologia, suporte, infraestrutura, servidores, manutenção, administração de redes, banco de dados, data centers, suporte de aplicativos, entre outras áreas relacionadas.

 

Perfil do Público: Este curso foi elaborado para profissionais de TI cujas organizações tenham adotado ou estão com a intenção de adotar o ITIL® e precisam preparar-se para o exame de Certificação ITIL 4® Foundation.

Também mira pessoas que desejam obter conhecimento sobre as melhores práticas internacionais para gerenciamento de serviços de TI, ou que tenham relação com essa área.

Se você tinha capacitação ou certificação ITIL v3 Foundation, é primordial se atualizar para o mais novo mindset e estrutura da publicação ITIL 4.

 

Pré-requisito: Conhecimentos básicos de tecnologia da informação.

 

Exame: ITIL-F (ITIL® Foundation Certificate in IT Service Management)

 

Conteúdo Programático:

  1. Gestão de serviços – Introdução
  • A certificação ITIL 4
  • Plano de estudos sugerido
  • Processo de auditoria da elegibilidade
  • Origem da ITIL
  • Evolução da ITIL
  • Gerenciamento de TI na modernidade
  • Lean
  • Devops
  • Scrum
  • Necessidades principais de atualização
  • Principais conceitos ITIL 4
  • Comparativo ITIL v3 e ITIL 4
  • Produto e Serviços
  • Consumidores de serviço e Stakeholders
  • Utilidade e Garantia
  • Exercícios e análise de respostas

 

  1. Gerenciamento de serviços
  • Serviço
  • Gerenciamento de serviço
  • Co criação de valor
  • Resultados, custos e riscos
  • Modelo de relacionamento de serviço
  • Exercícios e análise de respostas

 

  1. Princípios norteadores
  • Foco no valor
  • Começar de onde você está
  • Progredir iterativamente com feedback
  • Colaborar e promover visibilidade
  • Pensar e trabalhar holisticamente
  • Manter de forma simples e prática
  • Exercícios e análise de respostas

 

  1. As quatro dimensões do Gerenciamento de Serviços
  • Organização e pessoas
  • Parceiros e fornecedores
  • Informação e tecnologia
  • Fluxo de valor e processos

 

  1. O Sistema de Valor do ITIL (SVS)
  • Entradas, elementos e resultados
  • Oportunidade e demanda
  • Princípios orientadores
  • Governança
  • Cadeia de valor de serviço
  • Práticas
  • Melhoria contínua
  • Valor

 

  1. Cadeia de valor de serviço
  • Planejar
  • Engajar
  • Melhorar
  • Obter / Construir
  • Entrega e suporte

 

  1. Práticas de gerenciamento de serviços
  • Conceito de práticas da ITIL 4 foundation
  • Gerenciamento de segurança da informação
  • Melhoria contínua
  • Controle de mudança
  • Gerenciamento de liberação
  • Monitoramento e gerenciamento de evento
  • Gerenciamento de incidente
  • Gerenciamento de problema
  • Gerenciamento de requisição de serviço
  • Gerenciamento de nível de serviço
  • Central de serviço

 

  1. Preparação para o exame
  • Simulado e análise de respostas

 

 

Outros assuntos relacionados:

 

            

          

 

* Os conteúdos podem sofrer alterações, visando melhorias e atualizações, sem prévio aviso.
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