Análise de negócios: como essa metodologia impacta no sucesso da sua empresa

Análise de negócios: como essa metodologia impacta no sucesso da sua empresa

Muitos empreendedores contam com o famoso “feeling” na hora de tomar decisões, porém, nem sempre essa é a forma mais assertiva de levar as coisas. Na verdade, é essencial que essa atitude aconteça sempre se baseando na análise de negócios, que disponibiliza números, possibilidades e consequências, capazes de embasar uma decisão assertiva.

Quer entender melhor sobre a influência e o impacto da análise de negócios? Continue lendo este artigo e iremos nos aprofundar neste tema.

O que é análise de negócios?

É um termo que refere-se à prática de avaliar informações e dados sobre determinado assunto. A análise é feita por meio de um processo de identificação e avaliação de informações retiradas de um banco de dados público ou privado, que auxilia na tomada de decisão de organizações. 

Essa é uma tática que possibilita às empresas a entenderem os seus pontos fortes e fracos, focarem em desenvolver as competências corretas e preverem as novas direções de negócio em relação ao mercado. 

Quais são as vantagens da análise de negócios?

Dentre os principais benefícios que essa ação gera em uma organização, podemos salientar três:

  1. Cultura definida por dados: os colaboradores da empresa desenvolvem o costume de agir levando em consideração o conhecimento com base em informações, sempre realizando movimentações de forma embasada.
  1. Feedback rápido: por meio da avaliação das fontes, é possível determinar de forma ágil a efetividade dos resultados de uma companhia. 
  1. Visão abrangente e minimalista: as companhias conseguem visualizar os dados de maneira generalista e também detalhada, planejando-se melhor e aprimorando os campos necessários para evoluir. 

Quais são os tipos de análise de negócios

A análise de negócios é um método amplo, que pode ser aplicado em diversos setores do mercado. Confira abaixo como utilizar essa prática nos mais diferentes segmentos: 

  • Financeiro

Auxilia no entendimento das métricas de lucro e de gastos, assim como na estipulação de medidas e metas para alcançar mais receita. 

  • Marketing

Usada nessa área para diversas ações, como saber sobre o número de leads, oportunidades e negócios fechados; identificar o desempenho de cada ação, colaborador e campanha realizada; prever tendências antes que elas se popularizem, etc.

  • Recursos humanos

Verifica as taxas de integração, retenção e demissão de talentos, visualizando de forma precisa as informações acerca dos colaboradores e do seu desempenho. Ajuda também os profissionais de RH a tomarem decisões mais certeiras nas contratações.

  • Operações

Mede a que nível as funções operacionais estão funcionando, identificando os números das linhas de produção e as métricas que envolvem esse processo. 

  • Vendas

Aprimora as estratégias de venda e negociação de produtos e serviços, alavancando as oportunidades dos especialistas desse segmento.

  • Gestão

Verifica dados de efetividade das decisões tomadas por parte dos donos de negócios, dando maior controle e embasamento para cada ação de otimização.

3 dicas para o sucesso da análise de negócios

Para realizar uma boa análise de negócios, é preciso implementar algumas práticas. Veja três dicas que separamos para ajudar você a alcançar o sucesso com essa metodologia:

  1. Tenha foco: saiba interpretar os resultados das avaliações do seu negócio e identifique o que realmente é importante para alcançar as metas.
  2. Use dados confiáveis: ter acesso a informações de fontes seguras e que apresentem o conhecimento necessário para uma verificação certeira é fundamental. 
  3. Utilize sistemas especializados: os meios para processar os dados são tão importantes quanto as respostas obtidas a partir deles. Para isso, existem sistemas digitais e físicos. Obviamente, a forma mais assertiva é contar com um software especializado, como o Microsoft Power BI (Business Inteligence), que armazena virtualmente os conteúdos e os processa.

Aprenda a utilizar a tecnologia para uma análise de negócios de sucesso

A forma como a sua empresa executa a análise de dados é muito importante para alcançar o sucesso. Por isso, contar com a capacidade de avaliação de tecnologias, como o Microsoft Power BI, é essencial. A ferramenta automatiza algumas etapas desse processo e o ajuda a aprimorar os resultados obtidos. 

Com a trilha “Data Analytics & BI”, da Green, você pode fazer a diferença na sua organização, especializando-se em uma metodologia que vai otimizar a tomada de decisões do seu negócio.

Acesse o site e saiba mais!