Análise preditiva em TI: conheça o conceito e a sua importância

Análise preditiva em TI: conheça o conceito e a sua importância

Quem não gostaria de poder prever o futuro? Os profissionais de TI podem não possuir esse poder de previsão, mas com os recursos e técnicas adequadas, conseguem chegar a conclusões bastante assertivas em relação às suas operações. Estamos nos referindo à análise preditiva em TI, uma abordagem que combina algoritmos e dados para identificar demandas futuras, solucionar problemas e reconhecer tendências, entre outras vantagens. Continue lendo para obter mais informações e descobrir os benefícios!

O que é a análise preditiva em TI?

Ela se insere no contexto do Big Data Analytics, envolvendo dados provenientes de diversas fontes e tipos em uma análise abrangente, buscando prever aspectos cruciais do trabalho.

Por meio do uso de Inteligência Artificial, como algoritmos e ferramentas de Aprendizado de Máquina, ela examina eventos passados e estima a probabilidade de ocorrência de novos eventos. Isso proporciona insights inovadores e valiosos, que dificilmente seriam discernidos sem essa observação minuciosa e abrangente.

O propósito da análise preditiva é antecipar situações, oferecendo à equipe mais tempo para desenvolver soluções eficazes e aproveitar oportunidades inovadoras. As métricas integradas nas avaliações devem estar alinhadas com as metas e objetivos da organização, fornecendo perspectivas úteis e pertinentes para o progresso global do negócio e para as ações do cotidiano.

5 principais vantagens da análise preditiva

Veja quais são os benefícios de aplicar essa técnica nos seus projetos de TI:

  1. Possibilita a resolução de problemas antecipada

Com a análise preditiva, os profissionais conseguem visualizar as previsões de possíveis falhas e gargalos em sistemas e equipamentos, e podem solucionar essas situações antes mesmo que aconteçam. 

  1. Otimiza gastos e o trabalho

A partir dessa resolução proativa, os riscos de interrupções no funcionamento de aplicações ou outros acontecimentos que demandem a parada do trabalho são muito menores. Isso aumenta o rendimento do serviço da equipe e também diminui os custos desnecessários. 

  1. Aprimora a satisfação do usuário

A análise preditiva contribui para uma maior sintonia entre os produtos de TI e as necessidades dos usuários. A observação das informações previne falhas que prejudicam a usabilidade por parte do público, possibilitando intervenções mais precoces. Um exemplo disso são as interrupções no sistema causadas por picos de acesso, que podem ser antecipadas.

Além disso, essa análise vai além, avaliando tendências de uso que revelam áreas passíveis de melhorias, em concordância com demandas que os consumidores ainda não manifestaram, mas que é provável que desejem.

  1. Apoia as decisões estratégias

Estabelecer direcionamentos para os próximos fatos é sempre mais fácil tendo dados como base. Esse método de análise pode avaliar o histórico de resultados e desempenho da empresa, além do cenário geral do mercado, oferecendo percepções interessantes e valiosas para o planejamento estratégico. 

  1. Melhora a segurança de dados

Não é novidade que a proteção dos dados deve ser uma prioridade para qualquer empresa que lida com TI. A análise preditiva pode auxiliar nisso, detectando atividades suspeitas e possíveis falhas de segurança com tempo hábil para agir antes dos danos. 

Procurando formas de evoluir na sua carreira?

Estamos à disposição para ajudar! Aqui, você encontra cursos de altíssima qualidade e sobre várias áreas de TI, ministrados por profissionais experientes. 

São centenas de treinamentos. Confira no site e encontre o ideal!