Big Data: conheça os seus principais usos

saiba mais sobre big data e suas principais aplicações

O conceito Big Data traz assertividade e eficiência na análise de dados em qualquer segmento. Conheça algumas das suas principais aplicações! 

Em um mundo cada vez mais Data Driven, coletar e observar informações se torna necessário em qualquer contexto empresarial. É aí que entra o Big Data, um termo que representa conjuntos de dados grandes, que os métodos tradicionais não dão conta de processar. 

Ferramentas criadas para esse conceito analisam dados com facilidade e velocidade, gerando insights novos e permitindo agir com mais assertividade. Acompanhe o texto e descubra mais sobre o uso do Big Data. 

Quais são as possíveis aplicações do Big Data?

Não há limites para usar as tecnologias de Big Data. Elas podem ser utilizadas em todos os segmentos de negócio, em diversos setores. Conheça algumas das aplicações mais comuns:

  • Redes sociais

Pela variedade, quantidade e rapidez com que os dados surgem e se propagam nas redes sociais, elas são um verdadeiro laboratório de Big Data. Com a análise aprimorada das informações, é mais fácil direcionar publicações e anúncios para o público certo, garantindo estratégias de comunicação eficientes. 

  • Gestão de finanças 

O Big Data oferece uma visão macro de tudo o que envolve os recursos financeiros. Mapeando os detalhes dos gastos e entradas, a partir desse conceito é possível ter um controle estratégico maior, reduzindo custos desnecessários e investindo no que vale a pena. 

  • Indústria

Nesse segmento, uma plataforma de Big Data ajuda a melhorar a qualidade da produção e a reduzir custos. Aplicando também a automação industrial, as informações são coletadas e processadas em tempo real, para gerar relatórios atualizados e de fácil entendimento. Assim, a empresa identifica gargalos, melhora a produtividade e otimiza processos. 

  • Varejo 

As tecnologias de Big Data são ideais para analisar comportamentos e identificar padrões. São úteis para gerar mais conhecimento sobre o público de um comércio. 

Informações como produtos mais vendidos, ticket médio, horário de maior movimento e muitas outras geram uma compreensão melhor da realidade do negócio e uma vantagem estratégica excelente. No e-commerce, as vantagens são ainda maiores, já que, ao integrar o website, as análises serão mais detalhadas e complexas. 

  • Recursos Humanos

Encontrar o colaborador perfeito é mais simples e rápido com o Big Data. As ferramentas analisam dados de histórico profissional e habilidades dos inscritos na vaga, identificando o candidato que mais se encaixa no perfil desejado. 

Fique por dentro do mundo de Tecnologia

Nosso blog e redes sociais contam com temas relevantes para te deixar atualizado sobre o mundo de Tech. Siga a Green e não perca nenhum conteúdo!