Blockchain: descubra como funciona e os seus principais usos

Blockchain: descubra como funciona e os seus principais usos

A tecnologia de blockchain é famosa pela aplicação em criptomoedas, mas ela também traz benefícios a outros segmentos e pode ser usada na sua empresa. Saiba mais! 

As criptomoedas já fazem parte das conversas sobre tech e finanças há alguns anos, e parte dessa fama é dedicada à tecnologia blockchain. Presente também em transações de NFTs (Tokens Não Fungíveis), é ela que permite a segurança e a assertividade nesse tipo de negócio digital. 

Mas, sabia que o blockchain também pode ser aplicado em outros nichos de negócio? Essa inovação oferece várias vantagens que são úteis em diversos segmentos. 

Acompanhe o texto para conhecer mais sobre o assunto e conferir algumas aplicações possíveis! 

O que é a tecnologia blockchain?

É uma tipo de banco de dados avançado que armazena informações em blocos interligados, conforme o próprio nome sugere: blockchain. O grande diferencial do blockchain é que os dados são imutáveis e vinculados uns aos outros.

Cada bloco possui um código único, tornando impossível alterar ou excluir informações da cadeia. Em caso de atualizações, os dados anteriores não são substituídos ou reescritos, mas sim adicionados a um novo bloco.

Essa característica torna os sistemas baseados em blockchain muito mais seguros contra fraudes, pois não é possível eliminar completamente uma informação deles.

Como o blockchain funciona?

A inovação do blockchain é amplamente utilizada em transações virtuais, como criptomoedas e NFTs, devido à sua capacidade de oferecer maior segurança no registro.

Em uma venda comum, o comprador pode alegar ter feito o pagamento mesmo sem tê-lo feito, enquanto o vendedor pode afirmar não ter recebido o valor, mesmo que tenha recebido. No entanto, com o blockchain, não há risco de confusões como essas.

Os processos de compra e venda realizados em sistemas que utilizam essa tecnologia são registrados integralmente, fornecendo um histórico completo e imutável para todas as partes envolvidas e autoridades legais.

Ao ser usado em compras, o blockchain requer a aprovação dos dois envolvidos para realizar uma transação, dentro de um ambiente descentralizado e à prova de violações. Dessa forma, os dados ficam 100% seguros.

Aplicações do blockchain

Indo muito além das criptomoedas, esse formato de banco de dados pode favorecer diversas áreas e tarefas. Veja alguns exemplos:

  • Finanças em geral

Diversos sistemas financeiros tradicionais já utilizam blockchain para gerenciar pagamentos e contas. Portanto, a inovação é muito importante para bancos, por exemplo. 

  • Direitos autorais

Geralmente, o registro e a transferência de direitos de produções artísticas envolve diversas transações, e o blockchain torna essa tarefa mais eficiente e barata. 

  • Ramo energético

O blockchain está ajudando a democratizar o acesso às energias renováveis. Proprietários de placas solares usam a tecnologia para vender o excedente de energia, que é utilizado pelos compradores ao invés da rede elétrica pública. 

Existem até medidores inteligentes integrados ao banco de dados, registrando tudo de forma automatizada. 

  • Varejo

Monitorar a movimentação de mercadorias em gigantes do mercado se torna mais fácil com blockchain. A Amazon tem um sistema com a funcionalidade que mapeia as suas cadeias de suprimento, envolvendo fabricantes, entregadores, distribuidores e usuários finais. 

  • Contratos e certificados

Combatendo as falsificações, o blockchain já está sendo usado na criação e no registro de contratos e certificados educacionais. Dessa forma, o documento em sua forma original não pode ser alterado e está sempre disponível. 

Destaque-se no mercado de trabalho com os nossos treinamentos

Aqui, na Green, você encontra diversos cursos na área de cybersegurança;

Temos instrutores especialistas na área, para ajudar você a adquirir novos conhecimentos e entrar em uma nova fase da sua carreira. 

Clique aqui e confira todas as opções!