Gerenciar projetos com assertividade fica mais fácil ao considerar todos os stakeholders. Descubra o que o termo significa e como fazer isso!
Uma boa gestão de projetos envolve escutar e aplicar as ideias e expectativas de diversas pessoas. Quem cria estratégias e planos pensando apenas em um âmbito do empreendimento não terá bons resultados.
Pensando nisso, é preciso levar em conta os stakeholders de uma iniciativa. Não sabe o que isso significa? Continue lendo para descobrir a importância desse conceito!
O que são stakeholders?
Os stakeholders são todas as pessoas que estão interessadas na evolução de um projeto. É comum criar estratégias pensando apenas no público-alvo ou em agradar a liderança. Mas, na verdade, deve-se pensar em todos os possíveis stakeholders.
Podemos dividi-los em duas categorias:
Primários – Os que têm um alto grau de envolvimento com a iniciativa, que serão impactados por ela e podem influenciar as decisões, como:
- Cliente do serviço;
- Público que se deseja atingir;
- Equipe;
- Liderança;
- Patrocinadores;
- Investidores e acionistas;
- Conselheiros.
Secundários – Também têm importância para o empreendimento, mas em menor escala:
- Órgãos governamentais;
- Sindicatos;
- Mídia e imprensa;
- Comunidade próxima e relacionada à ação.
Como ter uma boa gestão de projetos de acordo com os stakeholders?
Veja os nossos passos para incluir a visão de todos os stakeholders na criação, desenvolvimento e execução de projetos.
- Identifique os stakeholders
Em conjunto com o time, liste todos os stakeholders envolvidos na iniciativa, ou, ao menos, os mais relevantes. Para isso, você pode analisar o histórico da empresa, observando quem impactou as decisões anteriores.
Outra forma de chegar a essa conclusão é com uma série de perguntas, como:
- Essa pessoa/instituição será afetada pela ação?
- Ela agrega valor ao projeto?
- Ela impacta no orçamento?
- Ela pode afetar os resultados?
- Entenda as expectativas dos stakeholders
Agora, é o momento de se comunicar com cada stakeholder ou com seus representantes, compreendendo qual é a sua visão em relação ao projeto. Isso também ajuda a identificar riscos. Por exemplo: um investidor pode decidir contribuir menos de acordo com os rumos do empreendimento.
Para acionistas, liderança, equipe e parceiros, você pode marcar reuniões para discutir isso. Já para os clientes, por exemplo, pode ser interessante fazer pesquisas de campo.
- Avalie a influência de cada um
Essa fase é fundamental para entender qual parte interessada deve ser atendida como prioridade. Para isso, conte com um mapa de stakeholders, uma espécie de tabela que divide-os em categorias como manter satisfeito, gerenciar de perto, monitorar e manter informado.
Lembre-se: não é preciso colocar em prática as ideias e pedidos de todos os stakeholders. Foque no que é viável e faz sentido, a partir de estudos estratégicos. A ideia é apenas ouvir e levar em conta todos que podem impactar a realização, para, a partir daí, tomar decisões assertivas
Após esses três passos,é possível planejar as ações com mais segurança, considerando todos os agentes importantes para o seu projeto.
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