Entenda qual é a importância da criptografia em ambientes digitais

Criptografia em ambientes digitais

A segurança de dados tem aparecido como uma preocupação urgente às empresas e profissionais que lidam com o digital. Existem várias ferramentas e técnicas para proteger as suas informações e evitar riscos ao negócio e aos seus funcionários e clientes. A criptografia em ambientes digitais é um desses métodos, uma tecnologia que traz mais segurança aos dados e previne contra cibercrimes. 

A seguir, saiba como ela funciona e qual a sua relevância! 

O que é e como funciona a criptografia de dados?

Tem o objetivo de permitir que apenas o dispositivo do emissor e do receptor dos dados possam os acessar totalmente. As informações criptografadas se tornam impossíveis de decifrar, caso o sistema ou equipamento seja invadido. 

A forma como a criptografia funciona é adicionando um texto cifrado (ciphertext), criado por algoritmos, encobrindo o texto simples (plaintext). Os dois extremos do canal de comunicação tem uma chave que decodifica os dados, garantindo que só os envolvidos na troca de informações consigam vê-las. 

Qual é a importância da criptografia em ambientes digitais?

Você já sabe que o mundo digital oferece vários riscos à segurança. Por isso, é importante contar com o máximo possível de camadas de defesa para os dados. A criptografia faz parte disso, ajudando a fortalecer a privacidade na web.

Ela é aplicada em vários tipos de conteúdo, como texto, mídias, dados em cloud, informações de navegação e mais. 

Quais são os tipos de criptografia em ambientes digitais?

Veja algumas das formas mais comuns de aplicar essa tecnologia:

  • Criptografia simétrica

A criptografia é realizada a partir de uma única chave, usada para criptografar e também descriptografar. As duas partes têm acesso a essa chave. É mais rápida e ideal para proteger informações que ficarão em um único local, como em banco de dados ou discos rígidos. 

  • Criptografia assimétrica

Nesse caso, existem duas chaves diferentes: uma para criptografar e outra para descriptografar, uma em cada ponta da comunicação. Por isso, é própria para a troca de mensagens. 

  • Hashing 

É um método que transforma os dados em uma cadeia de bytes de tamanho fixo. Ele não é reversível, ao contrário dos tipos simétrico e assimétrico, onde a informação “original” é revelada. Não é utilizado na troca de informações, mas sim para verificar a integridade de um conteúdo, como em assinaturas digitais. 

Onde a criptografia está presente?

A criptografia faz parte de muitas atividades e ferramentas do dia a dia, como:

  • Pagamentos digitais, como em aplicativos de bancos;
  • Na troca de e-mails, evitando que informações pessoais sejam expostas;
  • Em aplicativos de mensagem, com o WhatsApp. O app adotou a criptografia de ponta a ponta, com um modelo assimétrico, há vários anos, garantindo a privacidade dos usuários;
  • Proteção de dados em nuvem;
  • Tecnologia blockchain, um dos sistemas de segurança digital mais relevantes e utilizados atualmente. É por causa dela que as criptomoedas tem esse nome, por exemplo. Funciona a partir de cadeias de dados, onde não é possível realizar alterações nas informações sem gerar divergências em toda a cadeia. 

Aprenda mais sobre segurança digital

Você pode se qualificar e se certificar nessa área que está super em alta no mercado, com a nossa ajuda! 

Explore o site e confira todos os treinamentos!