ITIL®: uma certificação que não sai de moda e tem alto valor no mercado de TI

Saiba qual é o papel da certificação ITIL® no mercado de TI, um dos que mais cresce em todo o planeta.

A área de TI é composta por diversas especializações capazes de aprimorar o seu desenvolvimento. A certificação ITIL®, assunto deste artigo, é uma delas. 

Continue aqui e descubra tudo sobre o treinamento: o que é, importância, conteúdo programático e muito mais. Boa leitura!

O que é a certificação ITIL®?

Antes de mais nada, vamos explicar a você o que significa a sigla ITIL. Essas quatro letras dão forma ao conceito Information Technology Infrastructure Library, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, na tradução para o português.

Atualmente, a metodologia é uma das principais quando falamos em TI. Ela é aplicável desde os níveis estratégicos até os operacionais dentro de uma empresa.

Tudo isso dá forma à certificação ITIL®, que prepara você para o que já está implantado ou para aquilo que virá, com premissas como adaptabilidade, rapidez e transparência.

A qualificação mensura a sua familiaridade, conceitos e práticas essenciais para o gerenciamento de TI. Destaca-se por ter validade global e é requisito para a contratação de colaboradores nas organizações. 

Por que a certificação ITIL® é importante?

Como mencionamos acima, o treinamento é bastante válido pois serve como requisito para contratar muitos profissionais hoje em dia. Ou seja, ele é essencial para a ocupação de vagas estratégicas no mercado de trabalho. 

Mundialmente conhecido, o curso também promove uma formação em 360º a você. Ele o torna um verdadeiro craque no atendimento a clientes de tecnologia, suporte, infraestrutura, servidores, bancos de dados, entre outras áreas.

Todas elas são atuais e exigem funcionários qualificados para a realização das atividades!

O que a certificação ITIL® ensina?

O treinamento oficial ITIL 4 Fundamentos tem um conteúdo programático completo, com ampla variedade de conceitos e é preparatório para o exame de certificação. Confira: 

Gestão de serviços (Introdução)

O que é ITIL® 4 Foundation?
História da ITIL® 4 Foundation
Serviço de gerenciamento de TI no mundo moderno
Definição de produto e serviço
Consumidores de serviço
Stakeholders
Gerenciamento de serviço
Valor e criação em conjunto
Valor (resultados, custos, riscos)

Gerenciamento de serviços

Utilidade e garantia 
Ofertas e serviços    
Relacionamentos de serviços   
Modelo de relacionamento de serviço

Princípios norteadores e as 4 dimensões do gerenciamento de serviços

Princípios orientadores da ITIL® 4 Foundation 

Foco no valor
– A experiência do consumidor        
– Começar de onde você não está
– O papel da medição
– Aplicando o princípio – começar de onde você está

Progredir Iterativamente com feedback
– Aplicando o princípio – progredir iterativamente com feedback

Colaborar e promover visibilidade
– Aplicando o princípio – colaborar e promover visibilidade  

Pensar e trabalhar holisticamente    
– Aplicando o princípio – pensar e trabalhar holisticamente   

Manter de forma simples e prática  
– Julgando o que manter     
– Objetivos conflitantes        
– Aplicando o princípio – manter de forma simples e prática 

Otimizar e automatizar        
– O caminho para a otimização  
– Aplicando o princípio – otimizar e automatizar       

As 4 dimensões do gerenciamento de serviços
1. Organizações e pessoas    
2. Informação e tecnologia   
3. Parceiros e fornecedores 
4. Fluxos de valores e processos       

O Sistema de Valor do ITIL (SVS)
Visão geral do Sistema de Valor de Serviços (SVS)    
Silos

Cadeia de valor de serviço
Planejar
Melhorar
Engajar
Design e transição 
Obter e construir      
Entrega e suporte    

Práticas de gerenciamento de serviços
Conceito de práticas da ITIL® 4 Foundation
Gerenciamento de segurança da informação
Gerenciamento de relacionamento  
Gerenciamento do fornecedor        
Gerenciamento de disponibilidade   
Gerenciamento de capacidade e desempenho    
Gerenciamento de ativos de TI
Gerenciamento de continuidade de serviços
Gerenciamento de monitoramento de evento
Gerenciamento de liberação
Gerenciamento de configuração de serviço 
Gerenciamento de implantação                   
Contribuição da melhoria contínua para a cadeia de valor
Controle de mudança          
– Mudança padrão   
– Mudança normal  
– Mudança emergencial
Programação de mudança   
Gerenciamento de incidente 
Gerenciamento de problema
Problemas e incidentes        
Identificação do problema   
Controle de problema         
Controle de erro     
Gerenciamento de requisição de serviço     
Central de serviço   
Gerenciamento do nível de serviço  
Acordo de Nível de Serviço (ANS)    

Preparação para o exame

Simulado e análise de respostas

Tudo isso faz da certificação ITIL® uma das principais da área de TI, com alto valor de mercado. Ah, e aqui, na Green Tecnologia, você tem duas chances para passar no exame e ser aprovado!

Saiba mais sobre a certificação ITIL®

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