Macro no Excel: aprenda como criar!

Afinal, como criar macro no Excel? Essa é uma tarefa que pode ajudar não somente a quem trabalha com o programa, mas também a usuários que precisam dele para fins acadêmicos ou até mesmo pessoais.

Dessa forma, criar macro no Excel serve para você caso sua rotina exija executar várias tarefas de modo repetitivo. E então, quer ter uma maior produtividade e ganhar novos conhecimentos? Siga lendo!

O que são macros no Excel

macro no Excel

Assim como vínhamos falando na introdução, uma função macro no Excel serve para aqueles que desejam automatizar funções. Ou seja, quem precisa fazer a mesma coisa repetidamente e quer ganhar tempo.

Dessa forma, uma ação macro é como um código de programação gerado no software. Inclusive, isso é possível não somente no Excel, como também em outros dos programas do Office, como PowerPoint, Word e Access.

No caso do Microsoft Excel, podemos gravá-las para automatizar tarefas mais simples. No entanto, usuários com habilidades mais avançadas podem optar também pelo chamado Visual Basic Aplication (VBA), que é constituído por macros programadas.

Portanto, de forma resumida, quando você cria uma macro, está basicamente fazendo uma gravação de cliques e teclas. Assim, após ter isso gravado, você pode utilizar para fazer o que temos repetido aqui: a automatização de uma tarefa.

Pense, por exemplo, em um relatório gerado para um controle de estoque da sua empresa. O que você quer fazer é colocar em verde os itens que estão no armazém, e em vermelho os que estão faltando.

Para fazer isso, você pode criar a sua própria macro e executá-la. Dessa maneira, tudo será feito instantaneamente, e você não precisará ir de célula em célula realizando as alterações. Assim, ganha tempo e pode passar para uma tarefa mais importante. Viu como é fácil?

Além disso, saiba que após você criar a macro ela não é imutável. Pelo contrário, é possível realizar algumas pequenas alterações, de modo que ela é editável e pode se adaptar às mudanças que você necessita.

Passo a passo para criar uma ação macro no Excel

macro no Excel

Pois bem, agora que você já sabe o que é uma ação macro no Excel, é hora de finalmente aprender como fazer isso na prática. No entanto, atente-se porque, embora tenda a ser similar, o passo a passo pode ser um pouquinho diferente quando falamos de Windows ou de macOS.

1.      Preparando a gravação

A preparação da gravação macro no Excel começa com uma etapa simples, que é a de habilitar a visualização da guia Desenvolvedor. Isto porque por padrão ela vem oculta no seu software, e precisamos dela para fazer tudo acontecer.

Para isso, vá na guia Arquivo. Em seguida, procure Opções e, depois, clique em Personalizar Faixa de Opções. Então, procure a caixa de seleção Desenvolvedor e marque ela para aparecer. Assim, você poderá começar a mexer com macros e VBA.

No macOS, é um pouco diferente. Portanto, para habilitar a guia Desenvolvedor, você deve fazer o seguinte caminho: Excel -> Preferencias -> Faixa de Opções e Barra de Ferramentas. Ali, então, marque a guia Desenvolvedor.

2.      Gravando a macro no Excel

Bom, agora que a guia Desenvolvedor já está presente, vá nela e, em seguida, clique na opção Gravar Macro. Em seguida, você deve dar um nome à sua macro no local indicado. Além disso, configure uma tecla de atalho (que você poderá acessar depois digitando “Ctrl + Shift + tela de atalho escolhida”) e uma descrição antes de confirmar o início da gravação.

Agora, você já pode começar a executar as ações as quais pretende automatizar. Ou seja, no nosso exemplo anterior, a alterar as cores do sistema de estoque. Ao finalizar, clique novamente na guia Desenvolvedor e, após isso, em Interromper Gravação.

Por exemplo, você pode criar uma macro com o nome “vermelho”, fazendo isso numa célula cujo preenchimento esteja amarelo. Após começar a gravação, vá em “cor da fonte” e depois selecione a cor vermelha. Agora, pare a gravação e o resultado estará feito: essa macro foi criada.

Além disso, para ativá-la, digamos que você deu a essa macro a tecla de atalho “V”. Então, quando clicar Ctrl + Shift + V, ela estará ativa, executando as funções que preenchemos acima.

Após isso, resta apenas testar! Ative as telas de atalho e você vai ver que todas as células da sua planilha que estiverem com preenchimento amarelo vão ter fonte em vermelho também.

3.      Entenda como editar a macro

Digamos, agora, que você quer se aprofundar um pouco mais e quer saber como editar macro no Excel. O que fazer neste caso? Primeiramente, salve seu trabalho para não arriscar que estará mexendo com o que ainda não sabe e não arriscar perder o que foi feito.

Em seguida, vá na guia Desenvolvedor e clique onde diz Macros. Lá, então, você vai selecionar a macro que deseja editar, clicando nesta opção logo na sequência. Assim, o Visual Basic Editor irá abrir.

Com isso, você vai poder visualizar alguns códigos. Não mexa naqueles que não entender, e tente visualizar aquilo que fica mais nítido para você.

Aos poucos, altere aquilo que entende e deseja mudar. Após isso, basta fechar o Visual Basic Editor e executar a sua macro novamente. Conseguiu ver os resultados? Se obteve sucesso, ótimo! Se não, é hora de tentar mudar novamente até dar certo.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como utilizar o Microsoft Excel? Clique aqui e venha conhecer os cursos da Green Tecnologia!