Saiba como a Inteligência Artificial pode ajudar na área da medicina

Saiba como a Inteligência Artificial pode ajudar na área da medicina

Conheça a importância da Inteligência Artificial na área da medicina e como ela funciona no segmento. Saiba mais!

Você já parou para pensar sobre o impacto que a tecnologia tem na maneira como cuidamos do nosso bem-estar? A Inteligência Artificial (IA) no ramo da saúde é um exemplo claro desse cenário, introduzindo inovações que têm o potencial de revolucionar os processos de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Para saber mais sobre as mudanças tecnológicas impulsionadas pela IA no campo da medicina, continue a leitura. Desvende com a Green os avanços que estão moldando o futuro da medicina e da atenção à saúde.

O que é a Inteligência Artificial (IA)?

Basicamente, podemos resumi-la como um conjunto de habilidade das máquinas, capazes de realizar operações que lembram o processo de pensamento humano. Isso implica a capacidade de aprender, perceber, deliberar e tomar decisões de maneira racional e assertiva.

Esse campo utiliza conceitos avançados, como Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural, como fundamentos para alcançar seus objetivos.

Qual a importância da IA no âmbito da medicina?

Os avanços tecnológicos conquistados pela implementação da Inteligência Artificial no cotidiano medicinal causam grandes e positivos impactos. A pandemia da Covid-19 foi um exemplo claro disso, afinal, a IA teve um papel significativo nesse âmbito, trazendo várias vantagens e inovações, como a própria telemedicina (vamos falar disso daqui a pouco).

Seja quando aplicada pelo próprio paciente como uma tentativa de prevenção ou por profissionais especializados, que a utilizam como ferramenta de trabalho, a tecnologia desempenha um papel de destaque ao otimizar os processos de forma geral.

Os benefícios da IA na área medicinal

A Inteligência Artificial aplicada na área da saúde possibilita uma série de benefícios à rotina dos profissionais do segmento, através de:

  • Gestão de tempo: acelera o processo de agendamento de consultas e check-in dos pacientes por meio de chatbots. Clínicas, consultórios de psicologia e outros serviços conseguem padronizar o seu nível de organização.
  • Diagnóstico preciso e rápido: ajuda a interpretar imagens médicas, como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Além disso, analisa testes laboratoriais e histórico médico para fornecer diagnósticos de forma ágil. 
  • Monitoramento contínuo: acompanha pacientes em tempo real, avaliando seus sinais vitais e enviando updates para os profissionais responsáveis.
  • Medicina preditiva: identifica tendências e riscos, possibilitando a adoção de medidas preventivas e evitando o agravamento de doenças.
  • Redução de custos: automatiza as tarefas rotineiras, administrando grandes conjuntos de dados de forma eficiente. Com isso, libera investimentos e recursos para serem direcionados a outras áreas.
  • Telemedicina: auxilia os profissionais no tratamento e diagnósticos a distância. É extremamente útil em áreas rurais, onde o acesso a cuidados é limitado. Fazendo uso da capacidade da Inteligência Artificial, a expansão desse campo é ainda maior, considerando as vantagens de recursos que atuam independentemente de local, apenas com acesso a internet.

IA no mercado de trabalho em geral

Além da área da saúde, a Inteligência Artificial marca presença em todos os setores do mercado, sendo impulsionada por sua capacidade única de processar dados, aprender padrões e realizar tarefas complexas de maneira rápida e eficiente. 

Os softwares com IA possibilitam uma série de atividades, como, por exemplo:

  • Finanças, detectando fraudes em transações financeiras e realiza a gestão de investimentos por meio de algoritmos preditivos.
  • Manufatura, otimizando a cadeia de suprimentos com previsões de demanda;
  • Varejo, recomendando produtos escolhidos com base no histórico de cada cliente.
  • Educação, avaliando tarefas e dando feedback instantâneo. Também presta ajuda por meio de assistentes virtuais.
  • Recursos Humanos, fazendo a triagem de currículos, evidenciando pontos positivos e negativos, com aprofundamento sobre o perfil de candidatos.

São diversas as vantagens que ela proporciona para esses segmentos, tanto na parte estratégica, como operacional:

  • Aumento da eficiência e da produtividade;
  • Tomada de decisão informada;
  • Segurança e prevenção de fraudes;
  • Melhoria da experiência do cliente;
  • Pesquisa científica e descobertas.

Evolua com a IA junto com a Green

Desbrave o mundo da Inteligência Artificial com a experiência educativa da Green. Contamos com treinamentos que englobam o mundo da tecnologia, incluindo a IA, que pode ser uma valiosa ferramenta para os profissionais da saúde e de todas as áreas do mercado.

Clique aqui e descubra mais sobre os nossos cursos.