Saiba como fazer uma planilha de folha de ponto no Excel

Banner Saiba como fazer uma planilha de folha de ponto no Excel

Criar uma folha de ponto no Excel pode ser uma facilidade a mais para qualquer empresa. Desse modo, é possível automatizar uma função manual, o que ajuda a diminuir a chance de erro e agiliza os processos diários.

Portanto, para facilitar nessa tarefa, preparamos esta publicação especial. Hoje, então, você vai aprender como fazer controle de ponto no Excel! Leia!

O que é o controle de ponto

Controle de ponto é um documento em que são registradas as entradas e saídas dos funcionários. Ela serve fundamentalmente como proteção tanto para a empresa quanto para o colaborador em casos de processos, por exemplo.

Ao final do mês, é de praxe que seja entregue ao funcionário o documento preenchido com as informações de suas entradas e saídas. É o chamado espelho da folha de ponto. O funcionário, então, deverá assinar, registrando que viu e concorda com o registrado.

Você sabe o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre a folha de ponto? De acordo com a legislação atual, todas as empresas que possuem mais de 20 funcionários devem ter um registro de entrada e saída destes colaboradores.

Isso pode ser feito de forma manual, mecânica ou eletrônica. Dessa forma, portanto, a folha de ponto no Excel se torna uma opção rápida, prática e segura para quem deseja se adequar à legislação vigente.

Como fazer folha de ponto no Excel

Bom, agora que você já viu o que significa o controle de ponto e em que casos ele é obrigatório, é hora de ir para a parte prática. Então, como começar a fazer a folha de ponto no Excel? O que é necessário?

Antes de mais nada, vamos começar criando a sua própria planilha, com os dados dos seus colaboradores. Para isso, você pode montar de acordo com o passo a passo descrito abaixo:

1. Comece montando a folha de ponto no Excel

Primeiramente, é indicado montar uma tabela como a da imagem abaixo. Veja que, nela, separamos alguns detalhes em particular, como os horários de saída, chegada e almoço.

Assim, você deverá deixar um espaço para o nome do colaborador, para preencher os dias da semana, locais para registrar a entrada e a saída e, também, para inserir a quantidade de horas trabalhadas no dia. Faça isso para todos os dias do mês.

folha de ponto no Excel

2. Automatizando o cálculo de horas trabalhadas

Agora que o básico já está feito, é hora de avançar para o segundo momento da folha de ponto no Excel. Então, vamos começar a automatizar alguns cálculos, para evitar o excesso de trabalho manual.

Por isso, veja como é simples somar o total de horas trabalhadas em um mesmo dia. Basta somar os dois turnos (antes e depois do almoço), como abaixo:

folha de ponto no Excel

Note, portanto, que a fórmula aqui é bastante simples. Dessa maneira, o que fizemos foi somar o período trabalhado no turno da manhã ao período do turno da tarde. Na sua planilha, basta fazer o mesmo.

Para adicionar às outras linhas da coluna, basta clicar na setinha para baixo no menu “Preencher”, que fica na aba “Edição” da guia “Página Inicial”. Assim, o Excel irá calcular as horas automaticamente.

3. Inserindo horas extras e horas devidas à folha de ponto no Excel

E se os colaboradores da sua empresa têm o costume de realizar horas extras, como adicionar à planilha? Estas situações são corriqueiras, e o cálculo também é bem simples. Portanto, veja como adicionamos duas novas colunas:

Primeiramente, adicionamos uma com o expediente previsto de trabalho (neste caso, 6 horas). Além disso, também adicionamos o cálculo das horas extras, que nada mais é do que o total trabalhado menos o expediente previsto. Simples, não? 

No entanto, nem sempre este é o caso. Há também casos em que os funcionários acabam trabalhando menos, no que chamamos de horas devidas. Sendo assim, também é indicado inserir isto na sua folha de ponto no Excel.

E isto também não é nada complicado. Por isso, adicionamos uma nova coluna relativa a este dado. Porém, para calcular, vamos tomar um outro caminho, que é exatamente o inverso do anterior: vamos subtrair o tempo de expediente das horas trabalhadas. Veja:

controle de ponto

Note que sempre que não houver hora devida, irá aparecer somente vários “#”. Isto ocorre porque o Excel não considera horas negativas.

Agora, sua planilha está pronta! Basta adicionar novas linhas com o restante dos dias do mês. Ao final, se quiser, pode inserir igualmente uma linha adicional em que soma todas as horas extras e as horas devidas.

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