Certificação AWS Practitioner: valores, conteúdos e mais!

Ter uma certificação significa comprovar que você realmente é qualificado para determinado tema. Porém, sempre é necessário um investimento para a prova. Neste caso, quanto custa a certificação AWS Practitioner?

A AWS, que é a Amazon Web Services, possui funções técnicas específicas, as quais precisam ser compreendidas por quem deseja ter o certificado. Por isso, se esta é a sua vontade e deseja saber quanto custa e como se preparar, siga lendo!

O que é a certificação AWS Practitioner

certificação AWS Practitioner

Antes de mais nada, é necessário explicar o que é a certificação AWS Cloud Practitioner. Assim, se você ainda tem alguma dúvida a respeito dela, vai poder entender melhor antes de iniciar algum curso ou mesmo de realizar a prova.

Pois bem, como indica o nome, essa certificação está relacionada aos conhecimentos de serviço de nuvem da AWS. Ou seja, os principais serviços oferecidos por ela, como utilizá-la, os princípios básicos de infraestrutura e arquitetura, como funciona o suporte, etc.

Portanto, em resumo, o que essa credencial faz é possibilitar a identificação de habilidades que servem para implementar iniciativas em nuvem dentro desse sistema. Por isso, ao oferecer o certificado, ela auxilia as organizações a procurarem profissionais com esta qualificação.

Além disso, antes de saber quanto custa a certificação AWS Practitioner, você precisa saber também quem é o público da prova. Ou seja, será que seu perfil faz parte? A própria página do curso destaca as seguintes recomendações:

  • Ter seis meses de exposição à AWS Cloud;
  • Possuir uma compreensão básica de serviços de Tecnologia da Informação e do seu uso na plataforma AWS Cloud;
  • Conhecer os principais serviços e casos de uso da AWS;
  • Entender como são feitos os modelos de cobrança e preços, como a nuvem afeta os negócios e os conceitos de segurança.

Elementos como a experiência de uso ajudam na hora de entender melhor os conceitos por trás do funcionamento deste sistema. Dessa maneira, embora geralmente não traga conhecimento suficiente para passar na prova, ajuda bastante.

A partir disso e dos seus conhecimentos de TI, você terá maior facilidade em aprender. Por isso, preparamos abaixo algumas dicas de como se preparar para o exame da AWS Cloud Practitioner.

Como se preparar para o exame

Assim como dito pela própria Amazon, que é responsável pela certificação AWS Cloud Practitioner, existem alguns pré-requisitos que aumentam a taxa de sucesso na prova. Então, se você tem esse perfil, suas chances aumentam.

Desse modo, isto está relacionado também a como se preparar para o exame, que é uma pergunta muito comum. De forma geral, alguns elementos, como já ter um conhecimento prévio, ajudam.

Ainda assim, isso não é tudo. Para passar, você precisa entender como estudar e ter um plano sistematizado de acordo com a prova. Ademais, um material de apoio é sempre muito bem-vindo, porque ajuda na preparação.

Hoje em dia, existem cursos preparatórios para o teste, como os nossos da Green Tecnologia. A partir de uma série de objetivos, as aulas são divididas em 10 módulos, focando no conteúdo que você precisa estudar.

Dessa maneira, os módulos do nosso curso proporcionam o conhecimento de diversos temas, que abrangem todo o funcionamento da Amazon AWS. 

Desse modo, por exemplo, o módulo 1 serve como uma espécie de introdução. Nele, então, você vai aprender quais são os principais benefícios AWS, o modelo de preços pré-pago e as diferenças entre entrega sob demanda e implementações em nuvem.

Além disso, no módulo seguinte, o conteúdo já começa a ficar mais denso, sobretudo a partir do ensinamento do que é o Amazon EC2. Esta é uma parte de fundamental conhecimento dentro da plataforma da Amazon, de modo que é um dos principais serviços AWS. 

Mais à frente, os outros módulos se relacionam a funcionamentos básicos deste sistema. Dessa maneira, você terá um conhecimento completo de fatores como arquitetura, segurança, rede, armazenamento e banco de dados, preços e suporte, monitoramento e análise, migração e inovação, entre outros. 

Cada um dos 10 módulos ensina algo novo. Assim, você se prepara para o exame.

Quanto custa a certificação AWS Practitioner?

certificação AWS Practitioner

Naturalmente, para obter o certificado AWS Cloud Practitioner, você precisa passar em uma prova que irá testar seus conhecimentos. Por isso, elementos de preparação são interessantes, como o curso que mencionamos acima.

Dito isso, quanto custa a certificação AWS Practitioner? Saiba que hoje em dia ela está disponível no valor de $ 100 USD. Além disso, pode ser realizada em algumas línguas à sua escolha: inglês, japonês, coreano, chinês ou indonésio.

E onde é possível fazer a prova? Primeiramente, existem centros autorizados – para isso, é necessário agendar no site da AWS. No entanto, além de realizar a prova fisicamente nos centros, você também pode fazer online.

De modo complementar, a prova para obter a certificação possui um total de 65 questões. O candidato deve resolvê-las em um tempo de até 90 minutos. Já, para passar, a sua nota precisa ser igual ou superior a 700. 

Com relação ao formato da prova, ela se dá em dois. Primeiramente, há questões de múltipla escolha; depois, temos as de múltipla resposta. 

Neste sentido, um ponto positivo se destaca sobre quando a nota fica disponibilizada, que é no momento de finalizar o teste. Dessa forma, você já poderá ver na hora se conseguiu a sua certificação ou não. Ainda assim, porém, o certificado demora pelo menos um dia útil para ficar disponível.

Agora que você já sabe quanto custa a certificação AWS Practitioner, comece a se preparar! Clique aqui e conheça o curso preparatório da Green Tecnologia, com duração de 1 dia e 2 noites, feito todo por meio de live!