Entenda o que é IA Generativa e quais são as suas possibilidades de criação

Entenda o que é IA Generativa e quais são as suas possibilidades de criação

Nos últimos anos, houve uma explosão na procura e no uso da Inteligência Artificial (IA), seja para brincar com imagens ou para aplicá-la a favor na rotina profissional. 

Nesse cenário, não demorou muito para as desenvolvedoras implementarem avanços e novas utilidades para essas ferramentas, como é o caso da IA Generativa, responsável pelas caricaturas personalizadas encontradas na internet.

Além de transformar pessoas em personagens fofos, esse software apresenta uma ampla variedade de utilidades para os ambientes corporativos. Continue lendo para entender melhor sobre o que é IA Generativa e quais são as suas aplicações.

O que é IA Generativa? 

É um tipo de Inteligência Artificial que conta com a capacidade de criar novas informações a partir de conjuntos de dados pré-existentes. Ao fazer uso desses conteúdos, a IA aprende a reproduzir materiais semelhantes, mas com características que podem ser personalizadas para serem únicas. 

Do ponto de vista técnico, esse processo funciona por meio de redes neurais adversativas, as GANs, sendo elas:

  1. Rede geradora: responsável pela criação dos dados.
  2. Rede discriminadora: avalia as informações geradas, criando uma espécie de feedback.

Os elementos acima trabalham em equipe, repetido incontáveis vezes o processo de desenvolvimento dos conteúdos e melhorando os resultados obtidos. Por exemplo: o usuário solicita que o sistema gere uma paisagem com crianças. A rede geradora irá buscar na sua base todas as referências que estejam de acordo com a requisição. Enquanto isso, a rede discriminadora irá afunilar a solicitação, descartando todas as imagens que apresentem características contrárias, sinalizando paisagens que apresentem adultos ou idosos. 

Quais são as funções da IA Generativa?

O céu é o limite quando falamos das possibilidades de criação com a IA Generativa. Isso porque ela permite que o usuário alcance o verdadeiro potencial das suas ideias, transformando palavras em materiais palpáveis.

Através de prompts, termo utilizado para o ato de enviar comandos de texto em uma interface, pode-se criar inúmeros conteúdos, como:

  • Músicas: canções por meio da inserção de notas ou adição de vocais de um artista famoso em faixas de terceiros
  • Imagens: Ilustrações em diferentes estilos, paisagens desde o lançamento do software. 
  • Textos: artigos escritos que simulam características personalizadas de períodos literários específicos e diálogos complexos.

Conheça as principais IAs disponíveis no mercado

A OpenAI, responsável pelo famoso ChatGPT, implementou uma variedade de atualizações desde o lançamento do software. Como resultado, todos os negócios especializados desenvolveram alternativas concorrentes:

  • Chatsonic: chatbot que usa os dados de pesquisa do Google para gerar suas informações. Essa ferramenta também apresenta as fontes que foram usadas para criar o material.
  • LLaMA: desenvolvido para cientistas de dados e pesquisadores da área. O grande modelo de linguagem da Meta tem como objetivo acelerar o avanço da tecnologia de IA.
  • Bard: um dos concorrentes mais fortes do ChatGPT, é o chatbot da Google. Além de ter uma integração com outros softwares da empresa, também apresenta funcionalidades para os profissionais de TI, como a capacidade de ler e explicar códigos em mais de 20 linguagens de programação.
  • Claude: idealizado por ex-funcionários da OpenAI, esse software promete uma IA com treinamento ético, de acordo com regras de privacidade e direitos humanos.
  • DALL-E: usando uma versão com 12 bilhões de parâmetros do GPT-3 Transformer, interpreta entradas de texto e gera imagens a partir delas. Tem um modelo de linguagem autorregressivo que permite uma aprendizagem profunda para produzir texto semelhante ao que o ser humano cria, realistas e releituras de obras de arte conhecidas.

Como o uso Inteligência Artificial pode ajudar os profissionais de todas as áreas?

De uma coisa podemos ter certeza: a Inteligência Artificial veio para ficar. Segundo estudo da empresa de segurança Kapersky, mais de 50% dos profissionais já fazem algum uso da IA em suas rotinas de trabalho.

O motivo dessa porcentagem ser tão alta são as vantagens do uso desse tipo de ferramenta que, quando utilizada da maneira correta, consegue acelerar o processo de atividades complexas que demandam muito tempo.

Quer ficar por dentro das novidades e entender tudo sobre IA?

Na Green, estamos sempre atentos às atualizações do mundo da tecnologia e seus avanços. Por aqui, preparamos você para o mercado de trabalho e te capacitamos para saber tudo sobre Inteligência Artificial e outros assuntos da área. 

Conteúdos multiplataforma, aprendizagem imersiva e união da teoria com a prática são apenas alguns dos benefícios da nossa experiência educativa.

Clique aqui para conhecer as nossas soluções inovadoras, que vão impulsionar a sua carreira.