Método Scrum: como aplicá-lo na gestão de projetos?

Método Scrum: como aplicá-lo na gestão de projetos?

A metodologia tradicional de desenvolvimento de software, em cascata, está perdendo espaço para os métodos agile, como o Scrum! Veja como ele funciona.

Em busca de projetos de software mais rápidos e flexíveis, a metodologia agile se torna uma opção majoritária, em contraponto ao modelo tradicional em cascata. Existem várias formas de aplicá-la e uma das mais comuns é, sem dúvida, o método Scrum.

Essa abordagem permite o desenvolvimento de sistemas com muito mais agilidade e de forma superorganizada. A seguir, veja como ela beneficia a gestão de projetos. Boa leitura!

O que é o Scrum?

O método Scrum é um conjunto de estratégias e práticas ideal para projetos de desenvolvimento complexos. A finalidade é terminar o trabalho o mais rápido possível, mas sem perder qualidade.

A abordagem otimiza os recursos humanos e materiais, potencializando a atuação da equipe através do foco em tarefas específicas. O acompanhamento próximo durante todas as etapas é um aspecto fundamental para que o Scrum traga bons resultados.

Passo a passo para a gestão de projetos no método Scrum

Veja como colocar esse método em prática:

  1. Tenha uma visão ampla do projeto

Antes de mais nada, é preciso compreender o todo do projeto e o que se deseja alcançar como produto final.

  1. Segmente os objetivos

O responsável pelo projeto ou Product Owner deve identificar cada conjunto de objetivos, fazendo o que é chamado de Product Backlog – uma lista com todas as demandas necessárias.

  1. Defina as prioridades

Em seguida, é preciso decidir quais demandas estarão no topo da lista.

  1. Dividir em ciclos

O método Scrum tem uma particularidade muito conhecida: os sprints (ciclos de trabalho com duração entre duas a quatro semanas). As tarefas são alocadas nesses ciclos, de acordo com as prioridades. Os prazos dos sprints devem ser cumpridos para que tudo corra como planejado.

  1. Começar o trabalho

Cada sprint deve iniciar com uma reunião, para planejar os detalhes operacionais daquele ciclo. Após esse momento, é hora de começar a trabalhar, acompanhando diariamente.

Todos os dias, a equipe deve se reunir e todos apresentam o que foi feito até o dia anterior, o que será feito naquele dia e quais os obstáculos encontrados. Isso é fundamental para corrigir eventuais problemas e reorganizar os sprints futuros, se preciso.

  1. Revisar os ciclos

Após concluir um sprint, novamente, a equipe se reúne para revisar todas as tarefas e validar se tudo está ok. Aqui, também ocorre o momento de avaliar os desafios e reajustar para o próximo ciclo.

Todo esse processo se repete até o produto estar 100% concluído!

Quais são os benefícios da gestão com Scrum?

Algumas vantagens do método são:

  • Processo colaborativo

Com as reuniões diárias e a divisão clara de tarefas, todos são igualmente engajados no desenvolvimento, beneficiando o trabalho em equipe.

  • Melhoria contínua

O Scrum permite e promove a flexibilidade para adaptar e rever planos, evitando o acúmulo de erros e resolvendo problemas antes mesmo que venham à tona.

  • Mais rapidez nas entregas

O formato de sprints separa a entrega final em blocos, o que ajuda a visualizar o andamento do projeto e também contribui para a satisfação do cliente.

  • Redução de gastos

Por ser um método mais ágil e otimizado, o Scrum também gera economia de tempo e recursos.

Capacite-se para gerir projetos de maneira eficiente

Aqui, na Green, você encontra treinamentos e formações para apoiar a sua evolução profissional.

Explore todas as opções e conte conosco!