Observabilidade na TI: entenda seu significado e diferenças em relação ao Monitoramento

Observabilidade na TI: entenda seu significado e diferenças em relação ao Monitoramento

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, surgem necessidades crescentes para novas formas de análise de dados. E isso não se limita meramente a identificar tendências, mas abrange as demandas emergentes e em constante consolidação. Consequentemente, profissionais de tecnologia da informação (TI) devem se manter em constante adaptação para se alinhar com as mudanças dinâmicas do mercado. Nesse contexto, o conceito de observabilidade na TI está ganhando força como uma abordagem essencial para monitoramento e diagnóstico, usando informações e métricas diversificadas. Acompanhe o texto e conheça mais sobre essa abordagem! 

O que é a observabilidade na TI?

A ideia consiste em manter uma observação contínua sobre a infraestrutura de TI, acompanhando de perto e em detalhes cada processo. Isso é realizado por meio da coleta e análise de dados, oferecendo aos desenvolvedores e engenheiros uma visão abrangente do sistema em tempo real.

A observabilidade identifica padrões de comportamento do usuário, detecta problemas no sistema e extrai informações sobre o funcionamento de todos os elementos. Essa abordagem analítica tem origem na indústria, onde é aplicada a máquinas para assegurar um estado constante de alerta, prevenindo paralisações, falhas e questões de segurança. O mesmo princípio é aplicado à área de TI.

O conceito está super-relacionado à análise preditiva, já que a aplicar a observabilidade acaba gerando esse tipo de diagnóstico. 

Qual é a diferença entre observabilidade e monitoramento?

Já estamos habituados com a ideia do monitoramento na TI, certo? A observabilidade parece ser a mesma coisa, mas não é. Veja as diferenças:

  • Monitoramento

Geralmente, é usado em ambientes pouco complexos e tem um caráter reativo, ou seja, busca por vulnerabilidades que você já sabe que podem acontecer. 

  • Observabilidade

Ela também representa uma forma de monitoramento, porém, é executada de maneira consideravelmente mais sofisticada. A observabilidade é empregada em infraestruturas de maior escala, conduzindo análises e mapeamentos que ultrapassam a mera identificação de problemas já conhecidos. Trata-se de uma abordagem mais proativa e inteligente.

Os três pilares da observabilidade na TI

Para entender um pouco mais sobre o funcionamento prático desse conceito, a observabilidade tem três pilares principais. Todos estão interligados e são fundamentais para que a abordagem seja aplicada da maneira mais eficiente. Veja quais são:

  • Log de dados

Refere-se ao registro de todas as ações que ocorrem dentro do sistema, contendo data, hora, local e o incidente observado. Não é uma análise completa, mas sim o ponto de partida para fazê-la. 

  • Métricas

São formas de mensurar e observar os logs. As métricas podem incluir busca por falhas e indicadores de desempenho dos mais variados. Em conjunto, geram uma visão macro do cenário, mas também podem ser estudadas de forma detalhada para oferecer insights sobre aspectos específicos. 

  • Rastreamento

Acompanha cada processo que ocorre em uma aplicação ou ambiente de desenvolvimento. Esse ponto é fundamental para compreender o fluxo de um sistema como um todo, ajudando em melhorias para o usuário, por exemplo. 

Destaque-se no mercado da TI

Aqui, na Green, você encontra diversos cursos para se especializar na área da TI que desejar, com instrutores capacitados e materiais oficiais. 

Acesse o site e confira todas as opções!