Principais aplicações de Inteligência Artificial nas empresas: veja quais são

As aplicações de inteligência artificial nas empresas podem ajudar na gestão e na produtividade. Existem diversas formas pelas quais elas podem auxiliar a tornar o seu negócio mais sustentável e competitivo.

Na prática, os principais benefícios da IA são os de automatizar tarefas e melhorar os resultados. Além disso, é possível analisar melhor o estado da organização para facilitar a tomada de decisões.

Atendimento ao cliente

Qualquer empresa precisa prestar um bom atendimento ao cliente para se manter competitiva. Neste caso, existem muitas aplicações de inteligência artificial que podem fazer a diferença.

A mais popular dessas aplicações provavelmente é a dos chatbots. De forma resumida, esses são robôs criados para solucionar as dúvidas mais comuns das pessoas. Tudo isso de forma automatizada e sem necessidade de esperar por um atendente.

Mas como isso funciona? Os chatbots são tipos de IA capazes de identificar algumas palavras-chave na estrutura da fala do cliente. Então, com isso, ele consegue orientar de forma a sanar a dúvida ou indicar a melhor forma de conseguir solucionar o problema.

Segurança da informação

robôs como uma das aplicações de inteligência artificial

Hoje em dia, uma das principais preocupações de qualquer empresa é com ataques cibernéticos. Por isso, existem aplicações de inteligência artificial que também podem ajudar nessa área.

Infelizmente, há uma série de tipos de ataques, desde os mais sofisticados até os mais simples. Ataques de DDoS, hijacking, phishing, entre outros, acontecem em tempo real. Em vista disso, é necessário manter um cuidado constante.

E, ainda que seja impossível garantir que 100% dos ataques serão prevenidos, a IA consegue minimizar muito esses riscos. Existem, por exemplo, tecnologias que utilizam algoritmos para identificar comportamentos que possam ser de risco. Assim, atuam de forma preventiva.

Aplicações de IA para gestão

Os usos da inteligência artificial nas empresas não são somente voltados ao cliente e à segurança. Existem várias outras formas de aplicá-los, até mesmo para melhorar a gestão da própria organização.

Neste sentido, há algumas ferramentas que ajudam a monitorar os computadores dos colaboradores. Dessa maneira, atualizam em tempo real com o que está sendo feito e de que forma está de acordo com o planejado.

Isso permite, por exemplo, que os gestores consigam entender quais são as maiores dificuldades e facilidades das equipes. Uma vez que se tem essas informações em mãos, é possível tomar decisões que aumentem a produtividade.

Marketing e vendas

Todos nós temos um comportamento específico na internet, não é verdade? Por interesse, buscamos coisas diferentes. Esses dados, uma vez armazenados, podem ser de grande utilidade.

Assim sendo, entre as aplicações de inteligência artificial nas empresas que mais auxiliam, estão também as de marketing. A partir das ferramentas de IA, é possível coletar, armazenar e analisar essas informações.

Uma maneira bem simples é observar quem segue a empresa ou outras do ramo. Em seguida, basta sugerir produtos ou serviços que possam satisfazer aquele público. Tudo isso pode ser feito de forma automática, sem necessitar de muito tempo ou trabalho.

Análise preditiva

funcionamento da inteligência artificial

A capacidade de análise preditiva gerada por instrumentos de inteligência artificial pode ser muito útil. Mas como isso é feito?

Bom, na verdade, essas aplicações coletam dados e têm métricas específicas. A partir disso, é possível prever possíveis cenários – por exemplo, de resultado das campanhas de marketing.

Então, a partir do momento em que é possível ter esses possíveis cenários, se torna igualmente possível antecipar o que pode acontecer. Assim sendo, sua empresa pode criar um planejamento mais efetivo e metas que correspondem à realidade.

Assistente virtual

Quem nunca ouviu falar na Siri, da Apple, ou na Alexa, da Amazon? Ambas são assistentes virtuais criadas a partir de mecanismos de inteligência artificial.

Elas servem para facilitar a realização de tarefas cotidianas. Ao analisarem o comportamento dos usuários, proporcionam uma experiência otimizada e que tende a ser cada vez melhor. Assistentes virtuais, em geral, podem ser utilizadas para diversas finalidades.

Você conhece outras formas de utilizar a inteligência artificial na prática? Comente!