IaaS, PaaS e SaaS: diferenças e vantagens 

IaaS, PaaS e SaaS: diferenças e vantagens

Com muitas empresas e profissionais optando pela computação em nuvem para o dia a dia empresarial, surgem diversas abordagens, plataformas e ferramentas disponíveis para isso. IaaS, PaaS e SaaS são alguns modelos de cloud computing possíveis e que estão se tornando comuns no ambiente de trabalho.

Acompanhe o texto para descobrir o que significam essas siglas e entender como agregam eficiência, economia e outros benefícios aos negócios. Boa leitura! 

O que significa IaaS, PaaS e SaaS?

Todos os três termos representam tipos de soluções para cloud computing. Atualmente, migrar para esse formato é um dos objetivos de muitas empresas, já que armazenar, hospedar e até mesmo desenvolver aplicações diretamente na nuvem, através da conexão à internet, é mais econômico e eficiente.

Saiba mais detalhadamente sobre cada um desses modelos de computação em nuvem:

IaaS – Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service) 

É uma infraestrutura em nuvem que vem de um provedor externo, sem necessidade de ter o próprio servidor, considerada um complemento para o desenvolvimento em cloud computing. Geralmente, todas as opções de IaaS no mercado funcionam de forma similar. 

Esse formato pode conter servidores virtuais, armazenamento e conexões de rede, sendo um modelo de hardware virtualizado. Com base nisso, entende-se como ótimo para empresas em crescimento, pois é muito flexível e escalável, além de ser on demand, ou seja, o usuário só paga pelo o que usa. 

O principal benefício do IaaS, além da flexibilidade, é a redução de gastos, já que não é necessário adquirir e manter a própria estrutura. Ele também é muito versátil, podendo ser usado para hospedar, desenvolver e testar aplicações. 

SaaS – Software como Serviço (Software as a Service) 

É um dos tipos de plataformas de cloud mais utilizados no dia a dia, pois não exige nenhuma instalação para funcionar, afinal, é um software em nuvem executado diretamente na web. Um exemplo comum são os serviços do G Suite, como o Google Drive. 

O fornecedor do SaaS oferece aos clientes o acesso a aplicações executadas na nuvem, além de infraestrutura e ferramentas de segurança, Geralmente, tem baixo custo e interface simples de usar, sendo, também, bastante flexível e escalável. 

Está presente principalmente em apps de produtividade, de comunicação para equipes e de armazenamento. Os recursos de SaaS oferecem vastas possibilidades de integração com outras ferramentas, aumentando as suas funcionalidades e gerando praticidade. 

PaaS – Plataforma como Serviço (Platform as a Service) 

O PaaS é um ambiente digital mais complexo, que permite o desenvolvimento de sistemas na nuvem. Em um PaaS, tudo o que é necessário para criar, hospedar, testar e gerir um software está disponível dentro da própria plataforma. 

Pode conter redes, servidores, sistemas operacionais, armazenamento e diversos outros recursos necessários para desenvolver aplicações. Com isso, toda a infraestrutura está garantida e os profissionais podem focar no que é mais importante. 

Esse modelo de cloud computing também é mais econômico, além de adaptável e versátil, podendo ser usado na criação de praticamente qualquer tipo de sistema. 

Torne-se um especialista em cloud computing Iaas PaaS e SaaS.

Conte com a nossa ajuda para embarcar nessa transformação do mercado! Explore o nosso site e conheça todos os nossos cursos relacionados a computação em nuvem e outras áreas da TI.