Nuvem híbrida: o que é, tipos e vantagens

Conheça todas as funcionalidades de uma nuvem híbrida e saiba quais são os seus benefícios. Leia aqui!

A infraestrutura de TI compreende uma série de ferramentas que garantem a realização de muitas atividades no dia a dia das empresas. A nuvem híbrida faz parte disso!

Descubra o que é ela, quais são os seus tipos e os benefícios de aplicação. Conheça também o curso que nós, da Green Tecnologia, disponibilizamos nesta área.

Boa leitura!

O que é uma nuvem híbrida?

A nuvem híbrida nada mais é do que um modelo de computação em que as aplicações são executadas a partir da combinação de pelo menos dois ambientes: nuvem privada e nuvem pública. 

Desse modo, é possível melhorar as formas de armazenamento e conexão em rede, por exemplo. Isso é assegurado a partir do gerenciamento unificado, da arquitetura consistente e da presença de recursos de ponta, como o Aprendizado de Máquina e a Inteligência Artificial.

Esse conjunto de elementos facilita a criação de espaços digitais harmônicos, o que é fundamental para otimizar a rotina de trabalho. 

Quais são os tipos de nuvem híbrida?

Como mencionamos acima, são dois os tipos de nuvem híbrida existentes. Eles podem ser aplicados de acordo com as demandas das organizações. Conheça: 

1. Nuvem privada

Criada pela empresa, pode ser alocada em um Data Center próprio ou hospedada por um terceirizado. O custo de operação é maior, sem possibilidade de divisão com outras companhias. 

2. Nuvem pública

Fora do ambiente local de TI, utiliza serviços pertencentes a um terceirizado, entregando tudo o que é contratado por meio da internet. Demanda menos investimentos e pode ser compartilhada com outras empresas.

Quais são os benefícios de uma nuvem híbrida?

A presença de uma nuvem híbrida nas operações proporciona diversas vantagens. Veja algumas delas: 

  • Atendimento aos padrões de segurança em TI;
  • Aumento na produtividade da equipe;
  • Considerável redução de custos operacionais;
  • Controle total sobre aplicações;
  • Desempenho potencializado;
  • Fácil migração de cargas de trabalho;
  • Modernização de aplicativos; 
  • Operações mais flexíveis e menos complexas.

Conheça o curso MS Windows Server Hybrid Administrator Acelerado

A qualificação que ensina profissionais de TI a gerenciar as principais cargas de trabalho e serviços do Windows Server, utilizando tecnologias locais, híbridas e em nuvem, está aqui!

Entre os principais pontos de estudo, estão a implementação e o gerenciamento de soluções como identidade, gerenciamento, computação, rede e armazenamento em um ambiente híbrido do Windows Server.

Que tal aprender mais sobre administração híbrida do Windows Server? Clique aqui, saiba mais sobre a qualificação e fale com a nossa equipe agora mesmo.