Arquiteto de cloud: o cérebro por trás da nuvem

Banner Arquiteto de cloud: o cérebro por trás da nuvem

A computação em nuvem mudou a forma como empresas crescem, inovam e se conectam com o mundo. Nesse cenário, o arquiteto de cloud é o especialista de TI que desenvolve e implementa as melhores soluções no ramo.

Nesse artigo, você entende a importância da profissão, suas principais funções e como dar os primeiros passos para se tornar um. Acompanhe!

Importância do arquiteto de cloud

Nos últimos anos, cada vez mais as empresas têm migrado seus sistemas e dados para ambientes de nuvem dado o excelente custo-benefício, agilidade e segurança que a tecnologia garante. 

Isso porque são muitas as vantagens em comparação com ambientes locais, como CDs e pendrives, indo desde a flexibilidade de acessar arquivos de qualquer lugar até a redução de gastos e agilidade no lançamento de produtos e serviços.

Para que todos esses benefícios sejam alcançados, é fundamental ter um especialista no ramo, e é aí que entra a importância do arquiteto de nuvem.

O arquiteto de cloud é o responsável por projetar, implementar e administrar soluções em nuvem, assegurando que toda a infraestrutura seja segura, eficiente e escalável. Além disso, atua na adoção de novas práticas de gestão em tecnologia que impactam positivamente a organização.

Em resumo, o profissional desempenha um papel importante na transformação digital de uma organização, garantindo que todos os benefícios da computação em nuvem sejam aproveitados ao máximo.

O que faz um arquiteto de cloud?

Em resumo, é um especialista em TI responsável pela infraestrutura de nuvem utilizada pelos usuários de uma empresa, assegurando que seja eficiente, segura e escalável. 

Entre suas principais tarefas, estão:

  • Criar estruturas para soluções em nuvem, sejam nativas ou integradas com sistemas tradicionais;
  • Estruturar e liderar processos de migração e transformação;
  • Supervisionar a implementação de projetos relacionados à arquitetura de nuvem;
  • Administrar o funcionamento contínuo e eficiente da plataforma;
  • Definir diretrizes e boas práticas para um modelo de governança adequado ao ambiente de nuvem da empresa.

Arquiteto de cloud X Engenheiro de cloud: qual a diferença?

Apesar de possuírem nomes e funções similares, os arquitetos e engenheiros de cloud têm atuações distintas e complementares. Confira na prática: 

  • Arquitetos: responsáveis por arquitetar soluções em nuvem. São eles que definem a arquitetura da solução e escolhem as tecnologias adequadas. Sua atuação tem um foco estratégico, buscando assegurar que tudo esteja alinhado com os objetivos do negócio e atendam aos requisitos de desempenho.
  • Engenheiros: são os especialistas que implementam e gerenciam o ambiente criado pelo arquiteto, elaborando a configuração dos serviços e garantindo que tudo funcione corretamente. Seu trabalho é mais técnico e operacional, e costumam ocupar posições de liderança.

Quer se especializar como arquiteto de nuvem?

Para atuar como arquiteto de nuvem, é fundamental se especializar e aprofundar os conhecimentos técnicos por meio de cursos e certificações.

A profissão exige domínio das principais plataformas de nuvem (como AWS, Azure e Google Cloud), além de habilidades em arquitetura de sistemas, segurança e boas práticas de infraestrutura.

A boa notícia é que aqui, na Green Tecnologia, você tem acesso a uma trilha de cursos desenvolvidos para preparar profissionais da área de forma completa e atualizada. 

Com cursos práticos e conteúdos alinhados às certificações mais conhecidas, é possível aprender desde os fundamentos até conhecimentos mais avançados.

Acesse a relação de cursos de cloud e dê início a sua trajetória como profissional de cloud.