Qual certificação é importante em governança corporativa das empresas?

Governança corporativa é a forma pela qual uma empresa é gerida, monitorada e incentivada. De acordo com o IBGC, isso envolve o relacionamento com os sócios, conselhos, diretoria, órgãos de fiscalização e qualquer parte interessada.

Para ter uma boa governança corporativa, valores como transparência, accountability e responsabilidade são fundamentais. Além disso, é claro, você precisa ter o conhecimento técnico para saber o que está fazendo. Por isso, separei algumas certificações fundamentais nesta área. Leia!

1.      ITIL 4

Se você está seguindo a área de governança corporativa e gerenciamento de serviços na área de tecnologia da informação, então ITIL 4 é uma ótima opção. Essa certificação garante que você conhece as melhores práticas da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Além disso, vale destacar que ITIL é uma certificação que possui validade global. Ou seja, você pode trabalhar também para empresas estrangeiras que exigem isto.

Entre outros temas, ITIL está relacionado a atendimento com o cliente na área de tecnologia, à infraestrutura, ao suporte, à manutenção, à administração de redes, a bancos de dados, entre outros.

Porém, é sempre indicado que você se prepare antes de realizar o exame. Por isso, nosso treinamento ITIL 4 – Fundamentos garante que você esteja mais preparado.

2.      COBIT

O Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionadas (COBIT) é outra alternativa de certificação em governança corporativa. Neste sentido, como indica o nome, é um conjunto de boas práticas também voltado para a área de TI.

Inicialmente, o COBIT foi criado no ano de 1996 pela Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação (ISACA) e vem se atualizando até hoje. Entre os temas, aborda objetivos de controle, técnicas de gerenciamento, mapas de auditoria e mais.

Para conhecer o treinamento da Green Tecnologia em COBIT, clique aqui!

3.      Certificações ISO e a governança corporativa

Quem nunca ouviu falar das certificações de qualidade ISO, não é mesmo? Essa é a sigla abreviada para International Organization for Standardization – ou Organização Internacional para Padronização, em português.

Assim como indica o nome, ela visa padronizar soluções e processos de qualidade internos. Tudo isso pode agregar à sua organização, se você tiver em busca de melhorar a sua governança corporativa.

Hoje em dia, existem diversos tipos de ISO, os quais vêm sempre acompanhados de um número. Alguns exemplos são o ISO 20000, recomendado para profissionais, gerentes e executivos de TI, e o ISO 27001, de boas práticas na segurança da informação.

4.      Professional Scrum Master (PSM I)

A metodologia Scrum vem crescendo cada vez mais na governança corporativa. Diante disso, os profissionais também têm buscado se qualificar nela.

Se você está começando, a certificação Professional Scrum Master I é uma boa pedida, sendo o primeiro nível na carreira PSM. Sendo assim, é necessário demonstrar conhecimentos nos conceitos básicos deste método de gerenciamento e desenvolvimento ágil.

5.      Scrum Product Owner (PSPO I)

Outra certificação relacionada à metodologia Scrum e à governança corporativa é o Scrum Product Owner. Porém, neste caso o foco é dar mais valor ao produto, como ao aprimorar o retorno do investimento (ROI) e potencializar a experiência do cliente.

Assim como o exame anterior, ele é feito diretamente pelo site da Scrum. Se você quiser se preparar para o PSPO I, basta clicar aqui para conhecer nosso treinamento.

6.      LGPD na governança corporativa

A LGPD é uma lei relativa à proteção dos dados pessoais em ambientes como a internet. Ela é vigente, com variações, tanto no Brasil quanto no exterior. Desse modo, uma boa governança corporativa exige uma adequação a ela.

Assim sendo, uma certificação reconhecida neste segmento é o Exin Privacy & Data Protection Essentials based on LGPD.

Vale recordar, aliás, que a legislação brasileira foi feita com base na europeia, o que significa que é possível se preparar para ambas. Por isso, criamos também um treinamento em LGPD para quem precisa tirar a certificação ou se atualizar para atender as necessidades do mercado.

7.      EXIN Cloud Computing Foundation

Outro exame da EXIN em governança corporativa em TI é o que envolve serviços e conceitos de Cloud Computing. Resumidamente, o armazenamento de dados em nuvem permite o acesso em qualquer lugar a qualquer hora, sendo mais viável que as unidades físicas.

Por isso, entender de Cloud Computing é um diferencial para profissionais de TI. Clique aqui para conhecer o curso preparatório da Green!

8.      Gerenciamento de projetos PMBOK 6

Agora, vamos falar um pouco sobre o Project Management Body of Knowledge, ou simplesmente PMBOK. Então, esta não é exatamente uma certificação, mas ainda assim pode agregar bastante à sua formação e à prática da governança corporativa.

Assim, o PMBOK é um guia que visa gerar conhecimento sobre a gestão de projetos a partir da difusão de melhores práticas e padronização de alguns processos.

Além disso, qualquer empresa pode aplicar o guia PMBOK, independentemente do tamanho, do segmento ou dos objetivos. Por isso, aqui na Green Tecnologia oferecemos um treinamento em gerenciamento de projetos PMBOK 6.

Conheça nossos treinamentos e escolha aquele que mais tem a ver com a certificação em governança corporativa que você deseja obter!