O que é e para que serve o Dynamics 365?

O Dynamics 365 é um serviço oferecido pela Microsoft para melhorar a gestão empresarial. Desse modo, pode ser definido como uma ferramenta voltada para a melhora de elementos de CRM e ERP.

Para alcançar isso, existem diversas funcionalidades da ferramenta que podem ser aplicadas às organizações. Quer saber quais são e como utilizá-las para melhorar a sua empresa? Então continue lendo!

O que é o Microsoft Dynamics?

Dynamics

O Microsoft Dynamics é uma plataforma de softwares que oferece recursos às empresas que buscam melhorar sua governança corporativa. A versão anterior era o Dynamics CRM, enquanto a atual, lançada no ano de 2018, é conhecida como Dynamics 365.

Dessa forma, o principal objetivo é potencializar a tomada de decisões, otimizando resultados administrativos e financeiros no ambiente empresarial. Para isso, conta com serviços disponibilizados na nuvem, sem que haja necessidade de instalação local.

Assim, essa é uma solução voltada em especial para a gestão de relacionamento com clientes (CRM), além de permitir a interligação dos processos da empresa (ERP), facilitando a gestão de todos os recursos.

Ou seja, o Dynamics 365 é uma plataforma desenvolvida pela Microsoft que pode ser usada e adaptada às mais variadas empresas. Dependendo da necessidade, é possível utilizar recursos específicos, como os que veremos a seguir.

Principais funcionalidades

O Microsoft Dynamics 365 conta com alguns módulos que permitem funcionalidades específicas para a sua empresa. Desse modo, cada um deles permite soluções distintas e pode ser usado de uma maneira diferente. Veja os principais:

·         Dynamics 365 for sales

Essa funcionalidade é voltada para a área de vendas, com recursos específicos de metas, controle de pipeline, entre outros. Além disso, ele auxilia a entender melhor as necessidades do cliente de forma antecipada.

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·         Dynamics 365 for customer service

A área de customer service tem crescido bastante pelo valor que se tem dado cada vez mais ao relacionamento com os clientes. Neste sentido, o Dynamics utiliza a inteligência da Microsoft e permite um atendimento personalizado e mais próximo com o consumidor.

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·         Dynamics 365 for field service

Já na área de field service, o Dynamics auxilia em fatores como a manutenção preditiva, com controle dos materiais, dos técnicos à disposição e da organização dos trabalhadores da área.

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·         Dynamics 365 for finance and operations

A área de operações envolve tudo relacionado aos recursos ERP (Enterprise Resource Planning). Portanto, está relacionado a setores de estoque, financeiro, recursos humanos, entre outros.

·         Dynamics 365 for Project service automation

A automação de serviços é uma facilidade que permite um grande benefício aos colaboradores. Dessa forma, é possível acessar de qualquer lugar e de qualquer dispositivo os projetos da empresa, sem precisar estar lá. Além disso, permite soluções automáticas, que permitem focar no que realmente importa.

Além dessas ferramentas, existem outras específicas, como a para o marketing. Sendo assim, você pode buscar se especializar com uma certificação em alguma dessas áreas.

Quais são os benefícios da ferramenta?

Dynamics

Agora que você já sabe o que é o Dynamics 365, vamos falar especificamente sobre os benefícios que essa plataforma é capaz de trazer. Veja os principais abaixo:

  • Reduz custos: os recursos do Dynamics permitem otimizar processos, reduzindo custos dentro da empresa.
  • Otimiza o tempo: ao melhorar a gestão e automatizar diversos fatores, tende a haver uma redução no tempo das operações de rotina.
  • Facilita a integração: ao melhorar o fluxo de informações, torna mais fácil a integração entre os diferentes setores, eliminando gargalos.
  • Potencializa a tomada de decisões: a partir dos relatórios fornecidos, a tomada de decisões tende a ser mais eficaz.
  • Acesso fácil: por ser um serviço em nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.
  • Escalabilidade: também por ser um serviço de cloud computing, torna mais fácil a escalabilidade da empresa.

Veja, então, que são diversas as vantagens que o Dynamics 365 pode trazer às organizações. No entanto, vale a pena ressaltar que cada empresa possui as suas próprias especificidades e, por essa razão, pode ter um impacto diferente com cada funcionalidade.

Por isso, o ideal é sempre entender quais são as reais necessidades da sua empresa e quais recursos da plataforma poderão auxiliar a supri-las. Dessa maneira, você irá garantir mais sucesso na busca pelas metas e objetivos propostos.

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